CURRÍCULO

NOVOS DESENHOS, NOVOS CONTORNOS...TERRITÓRIOS DE SENSIBILIDADE

  • Hociene Nobre Pereira Werneck Universidade Federal do Espírito Santo
  • Carlos Pereira de Melo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Janete Magalhães Carvalho Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: currículos; docência; redes de conversações.

Resumo

Objetiva este artigo contrapor aos currículos normatizados/padronizados a abertura para outras possibilidades de, por meio de uma educação do sensível, potencializar experimentações no plano de imanência dos cotidianos escolares. Aposta, metodologicamente, no acompanhamento de movimentos cartográficos e redes de conversações para seguir com atenção os afetos e as afecções na constituição de movimentos de desterritorialização e reterritorialização. Conclui que os sujeitos em agenciamentos não tomam a linearidade estabelecida como única possibilidade de existir na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hociene Nobre Pereira Werneck, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo-ES. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGMPE) da Universidade Federal do Espírito Santo. Vínculo Institucional: Universidade Federal do Espírito Santo-ES. Membro do grupo de pesquisa “Com-versações com a filosofia da diferença em currículos e formação de professores.
Carlos Pereira de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo-ES. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGMPE) da Universidade Federal do Espírito Santo. Vínculo Institucional: Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do grupo de pesquisa “Com-versações com a filosofia da diferença em currículos e formação de professores.
Janete Magalhães Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo
Pós-doutora em Currículo e Cotidiano Escolar pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Sociologia da Vida Cotidiana pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutora em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vínculo Institucional: Universidade Federal do Espírito Santo-ES. Coordenadora do grupo de pesquisa “Com-versações com a filosofia da diferença em currículos e formação de professores.
Publicado
2024-02-15
Como Citar
Nobre Pereira Werneck, H., Pereira de Melo, C., & Magalhães Carvalho, J. (2024). CURRÍCULO : NOVOS DESENHOS, NOVOS CONTORNOS.TERRITÓRIOS DE SENSIBILIDADE. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.25752
Seção
Dossiê Temático:" Tudo que nóiz tem é nóiz"