CURRÍCULO

NOVOS DESENHOS, NOVOS CONTORNOS...TERRITÓRIOS DE SENSIBILIDADE

  • Hociene Nobre Pereira Werneck Universidade Federal do Espírito Santo
  • Carlos Pereira de Melo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Janete Magalhães Carvalho Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: currículos; docência; redes de conversações.

Resumo

Objetiva este artigo contrapor aos currículos normatizados/padronizados a abertura para outras possibilidades de, por meio de uma educação do sensível, potencializar experimentações no plano de imanência dos cotidianos escolares. Aposta, metodologicamente, no acompanhamento de movimentos cartográficos e redes de conversações para seguir com atenção os afetos e as afecções na constituição de movimentos de desterritorialização e reterritorialização. Conclui que os sujeitos em agenciamentos não tomam a linearidade estabelecida como única possibilidade de existir na escola.

Biografia do Autor

Hociene Nobre Pereira Werneck, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo-ES. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGMPE) da Universidade Federal do Espírito Santo. Vínculo Institucional: Universidade Federal do Espírito Santo-ES. Membro do grupo de pesquisa “Com-versações com a filosofia da diferença em currículos e formação de professores.
Carlos Pereira de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo-ES. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGMPE) da Universidade Federal do Espírito Santo. Vínculo Institucional: Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do grupo de pesquisa “Com-versações com a filosofia da diferença em currículos e formação de professores.
Janete Magalhães Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo
Pós-doutora em Currículo e Cotidiano Escolar pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Sociologia da Vida Cotidiana pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutora em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vínculo Institucional: Universidade Federal do Espírito Santo-ES. Coordenadora do grupo de pesquisa “Com-versações com a filosofia da diferença em currículos e formação de professores.
Publicado
2024-02-15
Como Citar
Nobre Pereira Werneck, H., Pereira de Melo, C., & Magalhães Carvalho, J. (2024). CURRÍCULO : NOVOS DESENHOS, NOVOS CONTORNOS.TERRITÓRIOS DE SENSIBILIDADE. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.25752
Seção
Dossiê Temático:" Tudo que nóiz tem é nóiz"