O COLETIVO COMO PODER DISRUPTIVO

O PROCESSO AUTORAL DA DOCÊNCIA

  • Tânia Gouvêa SEEDUC-RJ e SEMED-Maricá
  • Alexandra Garcia Ferreira Lima Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Palavras-chave: coletivos docentes; encontros; autoria; cotidianos.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir os coletivos docentes como percursos formativos e de produção de saberes partilhados e defendê-los como processos autorais enquanto produções cotidianas. A pesquisa sinalizou os encontros[1] como espaços instituintes e metodológicos na promoção de diálogos entre narrativas como formas de afecção (Spinoza, 2009) ao operar e potencializar a produção de novos-outros fazeressaberes. Portanto, epistemologicamente, é possível afirmar a dimensão emancipatória dos encontros por sua natureza coletiva de formação e produção em curso da autoria docente.    
Publicado
2024-02-15
Como Citar
Gouvêa, T., & Garcia Ferreira Lima, A. (2024). O COLETIVO COMO PODER DISRUPTIVO: O PROCESSO AUTORAL DA DOCÊNCIA. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.25755
Seção
Dossiê Temático:" Tudo que nóiz tem é nóiz"