CURRICULAR COM OS COTIDIANOS ESCOLARES

POETIZAR UMA VIDA, NÃO SUCUMBIR AO FASCISMO

  • Marina de Oliveira Delmondes Prefeitura Municipal de Guarapari
  • Carlos Eduardo Ferraço Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: currículos; pesquisa com os cotidianos; filosofia da diferença.

Resumo

Este texto é fruto da pesquisa de doutorado, cujo objetivo foi pensar os múltiplos currículos praticados-inventados com os cotidianos escolares. Busca-se pensar na potência das pesquisas com os cotidianos e problematizar os processos constitutivos do necrogoverno em interface com o campo da educação. Conclui-se que para não sucumbir novamente ao fascismo é necessário estar a espreita dos acontecimentos cotidianos, tecer uma vida-educação coletiva com as escolas e praticar certa dose de desobediência para afirmar a potência da diferença.

Biografia do Autor

Marina de Oliveira Delmondes, Prefeitura Municipal de Guarapari
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes) e Professora da Secretaria Municipal da Educação de Guarapari.
Carlos Eduardo Ferraço, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEduc), Brasil.
Publicado
2024-02-15
Como Citar
de Oliveira Delmondes, M., & Ferraço, C. E. (2024). CURRICULAR COM OS COTIDIANOS ESCOLARES: POETIZAR UMA VIDA, NÃO SUCUMBIR AO FASCISMO. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.25757
Seção
Dossiê Temático:" Tudo que nóiz tem é nóiz"