NÓS

AS CONDENADAS DA TERRA?

  • Luciane Tavares dos Santos UFF
  • Marcio Caetano Universidade Federal de Pelotas & Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Valter Pereira Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: juventudes; interseccionalidade; cotidianos.

Resumo

O estudo problematiza modos como jovens negras/os de favelas cariocas constroem táticas de reconhecimentoexistência em uma lógica que é produtiva de inexistência por meio de espaços educativos, balizado teoricamente por Frantz Fanon, Lélia Gonzalez, Aquille Mbembe, Neusa Souza, Lia Schucman, Judith Butler e tendo a conversa como método, incluindo narrativas e observações. Os resultados revelam que ocupam/fazem usos desses espaços em busca de reconhecimentoexistência por meio da ascensão na sociedade de classes, mas que isso não significa necessariamente desalienação socioeconômica ou da condição de negrura.

Biografia do Autor

Marcio Caetano, Universidade Federal de Pelotas & Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Docente da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atua no Departamento de Ensino e no momento é coordenador-adjunto do Programa de Pós-graduação em Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Políticas dos Corpos, Cotidianos e Currículos (POC's-UFPel) e Coordendor do Centro de Memórias LGBTI João Antônio Mascarenhas (UFPel, UFES & Grupo Arco-Íris-RJ). Membro da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura, da Red Telar de Estudios Feministas Latinoamericano, da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), onde está coordenador do GE COTIDIANOS - ÉTICAS, ESTÉTICAS E POLÍTICAS. Tem experiência na área de Currículo com produção acadêmica voltada para aos movimentos sociais LGBTI, estudos queer, pós-coloniais e decoloniais, estudos feministas de gênero e sexualidade e estudos das masculinidades.
José Valter Pereira, Universidade Federal Fluminense
Professor e pesquisador da Universidade Federal Fluminense, coordenador do LEAM - Laboratório de estudos e aprontos multimídia: relações étnico-raciais na cultura digital, com interesse nas áreas de relações raciais, desigualdades, tecnologias, linguagens e mídias.
Publicado
2024-02-15
Como Citar
Tavares dos Santos, L., Caetano, M., & Pereira, J. V. (2024). NÓS: AS CONDENADAS DA TERRA?. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.25759
Seção
Dossiê Temático:" Tudo que nóiz tem é nóiz"