VIDA DOS JOVENS "INFAMES"

BIOPOLÍTICA DAS MEDIDAS PROTETIVAS E SOCIOEDUCATIVAS

  • Solineia Braun Universidade Federal do Espírito Santo
  • Davis Moreira Alvim Instituto Federal do Espírito Santo
  • Izabel Rizzi Mação Instituto Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: medidas protetivas e socioeducativas; práticas educativas; biopolítica.

Resumo

O artigo analisa o choque entre as medidas protetivas e socioeducativas listadas no Estatuto da Criança e do Adolescente e os jovens que são objetos de tais medidas. Recorre-se ao conceito de biopoder para sinalizar dinâmicas de controle da população e compreender o funcionamento da criminalização, do policiamento e do extermínio. Abre-se diálogo com jovens que tiveram suas vidas marcadas pelo poder da proteção integral. Conclui-se que, a partir de pequenos acontecimentos resistentes, enfrenta-se o enrijecimento das formas de estar no mundo impostas aos sujeitos considerados infames.

Biografia do Autor

Solineia Braun, Universidade Federal do Espírito Santo
Mestre em Ensino de Humanidades pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH/Ifes), doutoranda em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGSC/Ufes) e psicóloga do Tribunal de Justiça do Espírito Santo. Tem interesse em pesquisas voltadas para o estudo da infância, da juventude e da criminalização da população negra.
Davis Moreira Alvim, Instituto Federal do Espírito Santo
Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – campus Vitória. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH/Ifes). Tem interesse nos seguintes temas: guerras culturais, juventudes e filosofia da diferença. É líder do Grupo de Pesquisa Educação, História e Diversidades (GPEHDi) – IFES.
Publicado
2024-02-15
Como Citar
Braun, S., Moreira Alvim, D., & Rizzi Mação, I. (2024). VIDA DOS JOVENS "INFAMES": BIOPOLÍTICA DAS MEDIDAS PROTETIVAS E SOCIOEDUCATIVAS. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.25760
Seção
Dossiê Temático:" Tudo que nóiz tem é nóiz"