A PSICOLOGIA ESCOLAR CRÍTICA E A LUTA POR MORADIA

experiências desde a Amazônia em tempos de pandemia

  • Carmen Hannud Carballeda Adsuara Universidade Estadual do Tocantins
  • Ladislau Ribeiro do Nascimento Universidade Federal do Tocantins
  • Solange Struwka Universidade Federal de Rondônia
Palavras-chave: Psicologia Escolar Crítica; Moradia; Amazônia.

Resumo

Este artigo reflete sobre a necessária aproximação entre a Psicologia Escolar Crítica e os movimentos sociais de luta por moradia. A partir de experiências em estágios supervisionados em Psicologia, no período da pandemia, em dois estados localizados na região Amazônica, identificamos: intensificação do sofrimento; precarização do acesso à educação formal pelas crianças; e estratégias utilizadas nas ocupações para amenizar as perdas e sofrimentos vivenciados pelas crianças. Apontamos a necessidade de avançarmos no debate e na articulação entre a Psicologia Escolar Crítica e os processos de formação e organização dos movimentos sociais de luta por moradia.  

Biografia do Autor

Carmen Hannud Carballeda Adsuara, Universidade Estadual do Tocantins
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Ciências Sociais e Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Professora nos Cursos de Pedagogia e Letras na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Militante no Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM). Áreas de interesse: Psicologia Escolar e Educacional e Psicologia Social Comunitária.
Ladislau Ribeiro do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins
Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor no Curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Áreas de interesse: Psicologia Escolar e Educacional e Psicologia Social.
Solange Struwka, Universidade Federal de Rondônia
Doutora (2019) e mestre (2016) pelo Programa de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - USP. Graduada em Psicologia (2011) e Pedagogia (2008) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). É professora adjunta da graduação e da pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Áreas de interesse: Psicologia Social, Psicologia da Educação e Educação Popular.

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Publicado
2024-11-21
Como Citar
Hannud Carballeda Adsuara, C., Ribeiro do Nascimento, L., & Struwka, S. (2024). A PSICOLOGIA ESCOLAR CRÍTICA E A LUTA POR MORADIA : experiências desde a Amazônia em tempos de pandemia . Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25851
Seção
Artigos