A PSICOLOGIA ESCOLAR CRÍTICA E A LUTA POR MORADIA

experiências desde a Amazônia em tempos de pandemia

  • Carmen Hannud Carballeda Adsuara Universidade Estadual do Tocantins
  • Ladislau Ribeiro do Nascimento Universidade Federal do Tocantins
  • Solange Struwka Universidade Federal de Rondônia
Palavras-chave: Psicologia Escolar Crítica; Moradia; Amazônia.

Resumo

Este artigo reflete sobre a necessária aproximação entre a Psicologia Escolar Crítica e os movimentos sociais de luta por moradia. A partir de experiências em estágios supervisionados em Psicologia, no período da pandemia, em dois estados localizados na região Amazônica, identificamos: intensificação do sofrimento; precarização do acesso à educação formal pelas crianças; e estratégias utilizadas nas ocupações para amenizar as perdas e sofrimentos vivenciados pelas crianças. Apontamos a necessidade de avançarmos no debate e na articulação entre a Psicologia Escolar Crítica e os processos de formação e organização dos movimentos sociais de luta por moradia.  

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Biografia do Autor

Carmen Hannud Carballeda Adsuara, Universidade Estadual do Tocantins
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Ciências Sociais e Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Professora nos Cursos de Pedagogia e Letras na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Militante no Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM). Áreas de interesse: Psicologia Escolar e Educacional e Psicologia Social Comunitária.
Ladislau Ribeiro do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins
Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor no Curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Áreas de interesse: Psicologia Escolar e Educacional e Psicologia Social.
Solange Struwka, Universidade Federal de Rondônia
Doutora (2019) e mestre (2016) pelo Programa de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - USP. Graduada em Psicologia (2011) e Pedagogia (2008) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). É professora adjunta da graduação e da pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Áreas de interesse: Psicologia Social, Psicologia da Educação e Educação Popular.

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Publicado
2024-11-21
Como Citar
Hannud Carballeda Adsuara, C., Ribeiro do Nascimento, L., & Struwka, S. (2024). A PSICOLOGIA ESCOLAR CRÍTICA E A LUTA POR MORADIA : experiências desde a Amazônia em tempos de pandemia . Cadernos De Educação, (68). https://doi.org/10.15210/caduc.vi68.25851
Seção
Artigos