A PSICOLOGIA ESCOLAR CRÍTICA E A LUTA POR MORADIA
experiências desde a Amazônia em tempos de pandemia
Resumo
Este artigo reflete sobre a necessária aproximação entre a Psicologia Escolar Crítica e os movimentos sociais de luta por moradia. A partir de experiências em estágios supervisionados em Psicologia, no período da pandemia, em dois estados localizados na região Amazônica, identificamos: intensificação do sofrimento; precarização do acesso à educação formal pelas crianças; e estratégias utilizadas nas ocupações para amenizar as perdas e sofrimentos vivenciados pelas crianças. Apontamos a necessidade de avançarmos no debate e na articulação entre a Psicologia Escolar Crítica e os processos de formação e organização dos movimentos sociais de luta por moradia.Referências
ALMEIDA, Sílvio Luiz. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte (MG): Letramento, 2018.
ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 469-475, 2008.
BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologia da Educação: cumplicidade ideológica. In: MEIRA, M.E.M, ANTUNES, M.A.M. (Org.). Psicologia Escolar: Práticas Críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. p.70-104.
BOLSANELLO, Maria Augusta. Darwinismo social, eugenia e racismo "científico": sua repercussão na sociedade e na educação brasileira. Educar em Revista, Curitiba, n. 12, p. 153-165, 1996.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2023]. Disponível em <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>Acesso em: 29 set. 2023.
BRASIL. Lei nº 11.977, de 7 de julho de 2009. Dispõe sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida – PMCMV e a regularização fundiária de assentamentos localizados em áreas urbanas. Brasília, 2009.
BRASIL. Resolução 182, de agosto de 2011. Aprova o Programa Minha Casa, Minha Vida –Entidades – PMCMV - E. 2011.
BRASIL. Portaria nº 343, de 1 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União. Ministério da Educação, Seção 1, Edição 53, página 39, Brasília, DF, 1 mar. 2020. Disponível em: < https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376> Acesso em 05 jun. 2022.
CASTORIADIS, Cornelius. Feito e a ser feito: as encruzilhadas do labirinto V. Trad. Lílian do Valle. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica. Brasília, 2013.
COSTA, Simone da Silva. Pandemia e desemprego no Brasil. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 4, n. 54, p. 969-978, 2020.
DESPEJO ZERO. Carta pública dos Movimentos Sociais em apoio ao PL 001010/2020 Despejo Zero das Juntas Co-deputadas, 2020. Disponível em <https://uploads.strikinglycdn.com/files/ace0e148-5446-4ac0-abfc-7509317bae98/Carta%20p%C3%BAblica%20dos%20Movimentos%20Sociais%20em%20apoio%20ao%20PL%20001010%20PE.pdf?id=3408752> Acesso em 4 jan. 2022.
FREITAS, Maria do Carmo Soares de; PENA, Paulo Gilvane Lopes. Fome e pandemia de COVID-19 no Brasil. Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia, Pelotas - RS, v. 8, n. 1, p. 34-40, 2020.
HUR, Domenico Uhng; LACERDA JÚNIOR, Fernando. Psicologia e Democracia: Da ditadura civil-militar às lutas pela democratização do presente. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília - DF, n. 37, p. 3-10, 2017a.
HUR, Domenico Uhng; LACERDA JÚNIOR, Fernando. Ditadura e insurgência na América Latina: Psicologia da Libertação e resistência armada. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília - DF, n. 37 (número especial), p. 28-43, 2017b.
MACHADO, Adriana Marcondes; SOUZA, Marilene Proença (Orgs.). Psicologia escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.
MEIRA, Marisa Eugênio Melillo; ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. (orgs). Psicologia escolar: práticas críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
MENDONCA, Gabriel Silveira; LACERDA JÚNIOR, Fernando. A Psicologia da libertação e as questões habitacionais: história e constituição. Teoria y Crítica de la Psicología, n. 6, p. 102-121, 2015.
NASCIMENTO, Ladislau Ribeiro do. Desigualdade racial e fracasso escolar de estudantes negras e negros. Revista Brasileira de Educação do Campo, n. 4, p. 1-19, 2019. Disponível em < https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6401 > Acesso em: 18 ago. 2023.
NEGREIROS, Fauston; FERREIRA, Breno de Oliveira. Onde está a Psicologia Escolar no meio da pandemia? São Paulo: Pimenta Cultural, 2021.
NATALINO, Marco. Estimativa da população em situação de rua no Brasil (setembro de 2012 a março de 2022) [Nota Técnica]. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2023.
PATTO, Maria Helena Souza. "Escolas cheias, cadeias vazias" nota sobre as raízes ideológicas do pensamento educacional brasileiro. Estudos Avançados, São Paulo, n. 21, p. 243-266, 2007. Disponível em < https://doi.org/10.1590/S0103-40142007000300016> Acesso em: 15 jun. 2023.
PAULA, Hermes Candido de; et al. Sem isolamento: etnografia de pessoas em situação de rua na pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília - DF, v. 73, p. 709-716, 2020.
RIBEIRO, Igo Gabriel dos Santos. Jovens negros: entre a regulação biopolítica e a economia da morte. In: SILVA, Maria Lúcia, et al (Orgs.). Violência e sociedade: o racismo como estruturante da sociedade e da subjetividade do povo brasileiro. São Paulo: Escuta, 2018. p. 249-264.
ROSA, Leandro Amorim; SANDOVAL, Antonio Mireles Sandoval. Campo de Potência: pistas para a produção de uma arma conceitual. Psicologia & Sociedade, n. 33, p. 1-16, 2020.
SANT’ANA, Nelson Gomes; JUNIOR, Silva. Prefácio. In: OLIVEIRA, I. F; SOUSA, B. S. de. Psicologia e políticas sociais: conservadorismo em tempos de capital-barbárie. Florianópolis, SC: ABRAPSO Editora, p. 6-10, 2022. Disponível em <https://site.abrapso.org.br/wp-content/uploads/2022/12/Livro-Psicologia-e-Politicas-Sociais-1.pdf > Acesso em: 30 set. 2023.
SAVIANI, Dermeval. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavírus e educação: o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, Santarém - PA, v. 10, p. 1-25, 2020. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2237-94602020000100012&script=sci_arttext > Acesso em: 15 ago. 2022.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
SOUZA, Jayana Milhomem. Encontros e desencontros entre Psicologia Escolar e Educacional e Educação do Campo. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2021. Disponível em < http://hdl.handle.net/11612/4856 > Acesso em 08 ago. 2023.
SOUZA, Marilene Rabello Proença. Problemas de aprendizagem ou problemas de escolarização? Repensando o cotidiano escolar à luz da perspectiva Histórico-Crítica em Psicologia. In: M. K. Oliveira, T. C. Rego & D. T. R. Souza (Orgs.). Psicologia, Educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002. p. 177-195.
SOUZA, Marilene Rabello Proença. Para uma Psicologia Popular na América Latina. Brazilian Journal of Latin American Studies, São Paulo, v. 14, n. 27, p. 171-174, 2015. Disponível em <https://www.revistas.usp.br/prolam/article/view/116515 > Acesso em: 15 set. 2022.
TANAMACHI, Elenita de Rício; MEIRA, Marisa Eugênio Melillo. A atuação do Psicólogo como Expressão do Pensamento Crítico em Psicologia e Educação. In: M.E.M Meira, M.A.M Antunes. (Orgs.). Psicologia Escolar: Práticas Críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. p. 11-62.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Coronavirus disease (COVID-19) outbreak. Disponível em <https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019> Acesso em 17 out. 2022.