ARQUIVOS , ACERVOS E INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS

o percurso em busca das fontes do Gymnasio São Vicente de Paulo (1913-1971)

  • Patricia Seibert Lyrio Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rosianny Campos Berto Universidade Federal do Espírito Santo http://orcid.org/0000-0003-3143-3258
Palavras-chave: Gymnasio São Vicente de Paulo; Espírito Santo; Fontes; História da Educação

Resumo

Analisa o percurso em busca de fontes que tratam da constituição do Gymnasio São Vicente de Paulo, localizado em Vitória, capital do Espírito Santo. Como instituição privada que atendia à elite capixaba, o ginásio funcionou entre 1913 e 1970, quando foi doado ao município. O artigo orienta-se, teórica e metodologicamente, pelo paradigma indiciário (Ginzburg, 1989), por isso segue rastros e indícios para a reconstituição da história da instituição. As lacunas encontradas nas fontes, dada sua escassez, precariedade e dispersão, despertaram a reflexão sobre o fazer historiográfico local, de modo que permitem perspectivar a organização de acervos escolares.

Biografia do Autor

Patricia Seibert Lyrio, Universidade Federal do Espírito Santo
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes).
Rosianny Campos Berto, Universidade Federal do Espírito Santo
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes); vice-coordenadora do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (Nucaphe).

Referências

BLOCH, Marc Leopold Benjamin. Apologia da história, ou o ofício do historiador. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BOREL, Tatiana. A configuração da docência no Ginásio do Espírito Santo (1906-1951). 2017. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.

BRASIL, Eric; NASCIMENTO, Leonardo Fernandes. História digital: reflexões a partir da Hemeroteca Digital Brasileira e do uso de CAQDAS na reelaboração da pesquisa histórica. Estudos históricos, [S.l.], v. 33, n. 69, p. 196-219, jan./abr. 2020. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/issue/view/4179. Acesso em: 30 nov. 2023.

CUNHA, Maria Teresa Santos. O arquivo pessoal do professor catarinense Elpídio Barbosa (1909-1966): do traçado manual ao registro digital. História da Educação (Online), Porto Alegre, v. 21, n. 51, p. 187-206, jan./abr. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/heduc/a/3wN8zHkwwWXGGVZyPwcLhkp/?lang=pt#. Acesso em: 10 dez. 2023.

ESCOLANO, Agustín. A arquitetura como programa. In: VIÑAO-FRAGO, Antonio; ESCOLANO, Agustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 19-58.

ESPÍRITO SANTO. Ato de Doação de documentos da Escola de 1º Grau São Vicente de Paulo para a SEDU. Vitória: 7 de agosto de 1986.

ESPÍRITO SANTO. Cartório do 4º Ofício de Notas. Escritura Pública de Doação com Encargos do Direito Preferencial ao Aforamento. Vitória. Registro em: 26 de julho de 1971.

GATTI JÚNIOR, Décio; GATTI, Giseli Cristina do Vale. História e historiografia das instituições escolares: aspectos conceituais, teóricos e metodológicos. In: LUCHESE, Terciane Ângela; FERNANDES, Cassiane Curtarelli; BELUSSO, Gisele (org.). Instituições, histórias e culturas escolares. Caxias do Sul: Educs, 2018. p. 23-54.

GATTI JÚNIOR, Décio; PESSANHA, Eurize Caldas. Currículos, práticas e cotidiano escolar: a importância dos arquivos escolares para a produção de conhecimento em história da educação. História da educação, Pelotas, v. 14, n. 31, p. 155-191, maio/ago. 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/28854. Acesso em: 10 dez. 2023.

GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros: verdadeiro, falso e fictício. Tradução de Rosa Freire de Aguiar e Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

GINZBURG, Carlo. Relações de força: história, retórica, prova. Tradução de Jônatas Batista Neto. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. Tradução de Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

KULESZA, Wojciech Andrzej. O processo de equiparação ao Ginásio Nacional na Primeira República: o caso do Colégio Diocesano da Paraíba. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas-SP, v. 11, n. 2, p. 81-102, maio/ago. 2011. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbhe/v11n02/v11n02a04.pdf. Acesso em: 25 nov. 2023.

LEVI, Giovanni. Micro-história e história global. In: VENDRAME, Maira; KARSBURG, Alexandre (org.). Micro-história: um método em transformação. São Paulo: Letra e Voz, 2020. p. 19-34.

LIMA, Lidiane Picoli. Práticas de escolarização da educação física no Espírito Santo: o Grupo Escolar Bernardino Monteiro (1908 a 1925). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.

LOPES, Eliane Marta Teixeira; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da Educação. Rio de janeiro: DP&A, 2001.

LOCATELLI, Andréa Brandão. Espaços e tempos de grupos escolares capixabas na cena republicana do início do século XX: arquitetura, memórias e história. 2012. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.

LYRIO, Patrícia Seibert. A constituição histórica do Gymnasio São Vicente de Paulo (1913- 1931). 2023. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.

MOGARRO, Maria João. Os arquivos escolares nas instituições educativas portuguesas: preservar a informação, construir a memória. Proposições, Campinas, SP, v.16, n.1, p. 103-116, jan./abr. 2005.

NASCIMENTO, Victor Salaroli. O Grupo Escolar Henrique Coutinho no contexto da expansão do Ensino Primário no Espírito Santo nas décadas de 1930 a 1950. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.

SALETTO, Nara. FREIRE, Muniz. In: CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL (CPDOC/FGV). Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro. [S.l]: FGV, [s.d]. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/FREIRE,%20Muniz.pdf. Acesso em: 10 dez. 2023.

SALIM, Maria Alayde Alcantara. Encontros e desencontros entre o mundo do texto e o mundo dos sujeitos nas práticas de leitura desenvolvidas em escolas capixabas na primeira república. 2009. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.

SIMÕES, Regina Helena Silva; FRANCO, Sebastião Pimentel (org.). História da educação no Espírito Santo: catálogo de fontes. Vitória: Edufes, 2004.

SOUZA, Rosa Fátima de. História da Cultura Material Escolar: um balanço inicial. In: BENCOSTTA, Marcus Levy (org.). Culturas Escolares, Saberes e Práticas Educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007. p. 163-189.

VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. Instituições escolares: memória, fontes, arquivos e novas tecnologias. In: SILVA, João Carlos da; ORSO, José Paulino; CASTANHA, André Paulo; MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha (org.). História da educação: arquivos, instituições escolares e memória histórica. Campinas: Alínea, 2013. p. 65-78.

VIVACQUA, Attilio. Educação brasileira: directrizes e soluções do problema educacional no Espírito Santo. Victória: Typ. Vida Capichaba,1930.

Publicado
2024-08-23
Como Citar
Seibert Lyrio, P., & Berto, R. C. (2024). ARQUIVOS , ACERVOS E INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS: o percurso em busca das fontes do Gymnasio São Vicente de Paulo (1913-1971). Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25917
Seção
Artigos