ENTRE LÍNGUAS, CULTURAS E DIFERENÇAS

A Presença Indígena na Universidade

  • Jeiviane Justiniano da Silva Universidade do Estado do Amazonas
  • Célia Aparecida Bettiol Universidade do Estado do Amazonas
Palavras-chave: indígenas; universidade; línguas e culturas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as atividades de dois projetos de extensão desenvolvidos no âmbito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que buscam fomentar políticas de permanência para estudantes indígenas, o Tecendo Diálogos Interculturais e o Práticas de Leitura e Escrita: o Português como L2 de Acadêmicos Indígenas. Para isso, são destacadas as vivências dos acadêmicos indígenas nos projetos, bem como suas vozes, suas perspectivas sobre a presença indígena na universidade. Os resultados afirmam a necessidade urgente de políticas às populações indígenas no Ensino Superior como um direito desses povos.

Biografia do Autor

Jeiviane Justiniano da Silva, Universidade do Estado do Amazonas
Graduada em Letras - Língua Portuguesa (2005), Especialização em Língua Portuguesa com ênfase em Produção Textual (2006), Mestrado em Letras (2012) e Doutorado em Antropologia Social (2022) pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente, é professora efetiva da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Coordenadora Pedagógica da Área de Letras do Curso de Especialização em Saberes e Práticas para a Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa e Matemática da UEA. Integra também o Núcleo de Educação Escolar Indígena da Escola Normal Superior da UEA desde 2019. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística, e na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia linguística, sociolinguística, dialetologia, atlas linguístico, multilinguismo, valor funcional das línguas e Educação Escolar Indígena
Célia Aparecida Bettiol, Universidade do Estado do Amazonas
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, Presidente Prudente, onde foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM). Atualmente é docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, do qual é coordenadora. Foi coordenadora do PROIND (Programa de Formação do Magistério Indígena) da UEA e atualmente é coordenadora do curso de Pedagogia Intercultural Indígena. É vinculada ao grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Indígena e Etnografia e vice-líder no Diretório de Pesquisas Tabihuni. Atua nas disciplinas de Estágio, Didática, Pesquisa e Prática Pedagógica e Sociedades Indígenas e Educação. Seus trabalhos e pesquisas são nos temas: formação de professores, educação escolar indígena, interculturalidade e formação de professores indígenas.
Publicado
2024-04-24
Como Citar
Justiniano da Silva, J., & Aparecida Bettiol, C. (2024). ENTRE LÍNGUAS, CULTURAS E DIFERENÇAS: A Presença Indígena na Universidade. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25936
Seção
Artigos