A NOVA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE DO CAPITAL

  • Mauricio de Oliveira Paula Universidade Estadual do Ceará
  • Patric Anderson Gomes da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Kátia Regina Rodrigues Lima Universidade Regional do Cariri
Palavras-chave: reconversão docente; performatividade; precarização laboral.

Resumo

Este artigo objetiva demonstrar o vínculo da proposta de formação dos futuros professores da Educação Básica pública contida na Reforma do Ensino Médio ora em vigor no Brasil com os interesses do grande capital transnacional, no período histórico de consolidação do neoliberalismo e da financeirização da economia. Empregamos o materialismo histórico e dialético como princípio investigativo e a pesquisa documental, efetivada via legislações-chave (Resolução CNE/CP nº 2/2019; Lei nº 13.415/2017 etc.), como fundamento metodológico. Constatamos a precarização laboral, a proletarização e a desprofissionalização iminentes da atividade docente no Brasil.

Biografia do Autor

Mauricio de Oliveira Paula, Universidade Estadual do Ceará
Professor de língua portuguesa de escola pública, mestre em Educação e doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE).
Patric Anderson Gomes da Silva, Universidade Estadual do Ceará
Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Graduado em Licenciatura para Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Membro no Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho, História, Educação e Artes (GPETHEA).
Kátia Regina Rodrigues Lima, Universidade Regional do Cariri
Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade Regional do Cariri (URCA) e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho, História, Educação e Artes (GPETHEA)
Publicado
2024-01-05
Como Citar
de Oliveira Paula, M., Anderson Gomes da Silva, P., & Regina Rodrigues Lima, K. (2024). A NOVA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE DO CAPITAL. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25940
Seção
Artigos