ENSINO MÉDIO E A CONSTRUÇÃO DOS PROJETOS DE VIDA DAS JUVENTUDES

uma análise a partir do currículo e das narrativas dos sujeitos

  • Luthiane Miszak Valença de Oliveira Universidade do Vale dos Sinos
  • Roberto Rafael Dias da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Palavras-chave: Ensino Médio; currículo; projeto de vida; entrevistas narrativas.

Resumo

A pesquisa buscou investigar os sentidos formativos que estiveram presentes na construção dos projetos de vida, nas experiências dos sujeitos e nos currículos escolares do Ensino Médio nas últimas cinco décadas. Para a investigação utilizou-se 14 entrevistas narrativas com egressos do Ensino Médio à luz das contribuições teóricas de Ivor Goodson. Concluiu-se que o neoliberalismo tende a inviabilizar a construção de projetos de vida plurais e, portanto, adentramos a luta política em torno desse conceito, dos seus objetivos e dos caminhos para a sua construção, entendendo-os como projeto(s) de vida em/com e para a vida em sociedade.                                                                                                                                                                           

Biografia do Autor

Luthiane Miszak Valença de Oliveira, Universidade do Vale dos Sinos
Doutora em Educação. Docente na Rede Estadual de Ensino/RS. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ensino Médio e Juventudes Contemporâneas - GEPCEM (Unisinos/CNPq). Investiga principalmente nos seguintes temas: currículo, políticas curriculares, Ensino Médio, juventudes, projetos de vida e ensino de História.
Roberto Rafael Dias da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Doutor em Educação. Professor do Programa  de  Pós-Graduação  em  Educação  da  Universidade  do  Vale  do  Rio  dos  Sinos  -  Unisinos.  Bolsista  de  Produtividade  em  Pesquisa  do  CNPq. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ensino Médio e Juventudes Contemporâneas - GEPCEM (Unisinos/CNPq). Investiga principalmente os seguintes temas: Ensino Médio, políticas de escolarização, currículo e conhecimento escolar, constituição da docência e relações entre educação e capitalismo contemporâneo.

Referências

APPLE, Michael Whitman. A luta pela democracia na educação crítica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 894-926, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/35530. Acesso em: 20 jan. 2022.

ARAUJO, Kathya; MARTUCCELLI, Danilo. La individuación y el trabajo de los individuos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, p. 77-91, 2010. Edição especial. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/QC9nJ5szz7hh8c3zGHwkyrn/?format=pdf&lang=es. Acesso em: 15 mar. 2022.

BEANE, James. Ensinar em prol da democracia. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 1050-1080, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/35531. Acesso em: 11 mar. 2021.

BOLÍVAR, Antonio. Educar democráticamente para una ciudadanía activa. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, Madrid, v. 5, n. 1, p. 69-87, 2016. Disponível em: https://repositorio.uam.es/handle/10486/671304. Acesso em: 20 maio 2021.

CARROCHANO, Maria Carla. Jovens no ensino médio: qual o lugar do trabalho? In: DAYRELL, J.; CARRANO, P.; MAIA, C. L. Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 205-228.

DAMON, Willian. O que o jovem quer da vida?: Como pais e professores podem motivar e orientar os adolescentes. São Paulo: Summus, 2009.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

ESTEVES, Luiz Carlos Gil; ABRAMOVAY, Miriam. Juventude, juventudes pelos outros e por elas mesmas. In: CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA, 6., 2008, Lisboa. Anais [...]. Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia, 2008. Disponível em: https://associacaoportuguesasociologia.pt/vicongresso/pdfs/254.pdf. Acesso em: 10 jul. 2022.

FIELDING, Michael. Democracia radical y la voz del alumnado en escuelas de secundaria. Voces de la Educación, Xalapa, p. 28-42, 2018. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-02523878/document. Acesso em: 10 jul. 2022.

GOODSON, Ivor Frederick. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas. Petrópolis: Vozes, 2008.

GOODSON, Ivor Frederick. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 35, p. 241-252, maio/ago. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/FgNMHdw8NpyrqLPpD4Sjmkq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 jan. 2020.

GOODSON, Ivor Frederick. Currículo, narrativa pessoal e futuro social. Campinas: Editora Unicamp, 2019.

KRAWCZYK, Nora (org.). Sociologia do ensino médio: crítica ao economicismo na política educacional. São Paulo: Cortez, 2014.

MARTUCCELLI, Danilo. Cambio de rumbo: La sociedad a escala del individuo. Santiago: LOM Ediciones, 2007.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; TADEU, Tomaz. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: MOREIRA, Antonio Flavio; TADEU, Tomaz (org.). Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo, Cortez, 2013.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Prefácio. In: GOODSON, Ivor F. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

PAIS, José Machado. Ganchos, tachos e biscates: jovens, trabalho e futuro. Porto: Ambar, 2001.

PERONDI, Maurício. Juventudes e participação social: processos de socialização na contemporaneidade. Espaço pedagógico, Passo Fundo, v. 28, n. 1, p. 237-257, jan./abr. 2021. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11500/114116091. Acesso em: 15 dez. 2022.

REIS, Juliana Batista dos; DAYRELL, Juarez. Experiências juvenis contemporâneas: reflexões teóricas e metodológicas sobre socialização e individualização. Educação, Santa Maria, v. 45, p. 1-23, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/39944. Acesso em: 15 maio 2022.

SILVA, Roberto Rafael Dias da. A individualização dos percursos formativos como princípio organizador das políticas curriculares para o Ensino Médio no Brasil. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 27, n. 103, p. 426-447, abr./jun. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/ygWvBR7Nsry5jjKmzC8hCKd/abstract/?lang=ptAcesso em: 15 maio 2022.

SOUZA, Rosa Fátima de. História da organização do trabalho escolar e do currículo no século XX (ensino primário e secundário no Brasil). São Paulo: Cortez, 2008.

WELLER, Wivian. Juventudes no Ensino Médio: projetos de vida e perspectivas de futuro. In: DAYRELL, J.; CARRANO, P.; MAIA, C. L. Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 134-154.

Publicado
2024-10-23
Como Citar
Miszak Valença de Oliveira, L., & Dias da Silva, R. R. (2024). ENSINO MÉDIO E A CONSTRUÇÃO DOS PROJETOS DE VIDA DAS JUVENTUDES: uma análise a partir do currículo e das narrativas dos sujeitos. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25950
Seção
Dossiê Temático: Juventudes e Ensino Médio