O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ACRE PARA O DECÊNIO (2015-2024)

uma análise da meta 06 com enfoque no ensino médio e as Escolas Jovens em tempo integral

  • Anderson Pereira Evangelista Universidade Federal do Acre
  • Lúcia de Fátima Melo Universidade Federal do Acre
Palavras-chave: Planejamento Educacional; Região Norte; Educação em tempo integral.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a sexta meta do Plano Estadual de Educação do Estado do Acre (2015-2024), que estabelece o oferecimento da educação em tempo integral. Nesse contexto específico, o enfoque foi dado ao Ensino Médio, em razão da reforma que vem sendo materializada desde 2017. A pesquisa é de base bibliográfica e documental, na qual se tecem considerações quanto às ações e ao avanço da política de educação em tempo integral no Ensino Médio do estado amazônico. As inferências provisórias destacam as dificuldades no alcance da respectiva meta e da implementação das denominadas Escolas Jovens.

Biografia do Autor

Anderson Pereira Evangelista, Universidade Federal do Acre
Doutorando em Educação na Amazônia pela Rede EDUCANORTE no Polo da Universidade Federal do Acre, na linha de pesquisa Estado, Políticas Públicas e Educação. Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Gestão Escolar, Trabalho e Formação Docente – GEPPEAC/UFAC. Interesse nos seguintes temas: Políticas para o ensino médio, Educação Integral e em Tempo Integral.
Lúcia de Fátima Melo, Universidade Federal do Acre
Doutora em Educação, conhecimento e inclusão social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Associada da Universidade Federal do Acre. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia – PGEDA (Doutorado), e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAC (Mestrado). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Gestão Escolar, Trabalho e Formação Docente – GEPPEAC/UFAC com interesse nos seguintes temas: Direito a Educação, Políticas Educacionais para a Educação Básica, Gestão Democrática e Diretor Escolar.   

Referências

ACRE. Lei nº. 2.965, de 2 de julho de 2015. Aprova o Plano Estadual de Educação para o decênio 2015-2024 e dá outras providências. Rio Branco, AC, 2015.

AGUIAR, Maria Sousa; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Educação em tempo integral como política indutora de educação integral. Comunicações, v. 29, n. 1, p. 19-43. 2022.

BAZZO, Vera Lúcia. PNE e o direito à educação em tempos de pandemia. PNE, políticas e gestão da educação: novas formas de organização e privatização, p. 35, 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação – 2022. – Brasília, DF: Inep, 2022. 572 p. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/relatorio_do_quarto_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_plano_nacional_de_educacao.pdf . Acesso em: 27 de jul. 2023.

CARVALHO, Mark Clark Assen de; CALIXTO, Josenir de Araújo; MORAES, Jean Mauro de Abreu. O Plano Estadual de Educação do Acre e a Educação Básica: análise e perspectivas do cumprimento da meta de universalização do ensino fundamental. Revista Exitus, v. 11, 2021.

CÁSSIO, Fernando; GOULART, Débora Cristina. A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: das promessas da reforma ao ensino médio nem-nem. Retratos da escola, v. 16, n. 35, p. 285-293, 2022.

CASTRO, Edna R. de; CAMPOS, Índio. Formação socioeconômica da Amazônia. In: __________. Formação socioeconômica da Amazônia (Orgs.). Belém: NAEA/UFPA, 2015.

CAVALIERE, Ana Maria. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Educação & Sociedade, v. 28, p. 1015-1035, 2007.

DOURADO, Luiz Fernandes. A institucionalização do sistema nacional de educação e o plano nacional de educação: proposições e disputas. Educação & Sociedade, v. 39, p. 477-498, 2018.

EVANGELISTA, Anderson Pereira; MELO, Lúcia de Fátima. A política de educação em tempo integral no ensino médio do estado do Acre: regulamentação e implementação. In: MELO, Lúcia de Fátima; CARVALHO, Mark Clark Assen de. (Orgs.) Políticas e Gestão Educacional: perspectivas investigativas. São Carlos: Pedro & João Editores. 2023a, 316p.

EVANGELISTA, Anderson Pereira; MELO, Lúcia de Fátima. A lógica empresarial chega à escola: atuação de institutos do terceiro setor no ensino médio em tempo integral do Acre. Debates em Educação, v. 15, n. 37, 2023b.

JOSÉ, Emiliano. Governo mambembe, militares no comando, mídias divididas: um país em busca da hegemonia perdida. In: Azevedo, J. S. G. de. Pochmann, M. (Orgs.). Brasil: Incertezas e submissão? São Paulo: Fundação Perseu Abramo, p. 45-61. 2019.

LÖWY, Michael. Da tragédia à farsa: o golpe de 2016 no Brasil. In: JINKINGS, Ivana, DORIA, Kim, CLETO, Murilo (Orgs.). Por que Gritamos Golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil. São Paulo: Boitempo, p. 61-67, 2016.

MARTINS, Erika Moreira. KRAWCZYK, Nora. Estratégias e incidência empresarial na atual política educacional brasileira: O caso do movimento ‘Todos Pela Educação'. Revista Portuguesa de Educação, v. 31, n. 1, p. 4-20, 2018.

MOLL, Jaqueline. O PNE e a educação integral: desafios da escola de tempo completo e formação integral. Retratos da Escola, v. 8, n. 15, p. 369-381, 2014.

OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro de; SOUZA, Orlando Nobre Bezerra de; AGUIAR, Cintya da Silva. A educação em tempo integral nos planos estaduais de educação da região Norte do Brasil. Jornal de Políticas Educacionais, v. 13, 2019.

PERONI, Vera. As particularidades atuais do capitalismo e sua materialização em processos de privatização da educação básica. Revista Transmutare, v. 8, 2023.

QUADROS, Sérgio Feldemann de; KRAWCZYK, Nora. O ensino médio brasileiro ao gosto do empresariado. Políticas Educativas–PolEd, 2019.

QUADROS, Sérgio Feldemann de; KRAWCZYK, Nora Rut. Educando a juventude trabalhadora pelas métricas do mercado. Educação em Revista, v. 40, p. e34470, 2024.

RIBEIRO, Tatiana Cristina. A formação do trabalhador na sociedade capitalista. Revista Trabalho Necessário, v. 17, n. 32, p. 242-260, 2019.

Publicado
2024-10-23
Como Citar
Pereira Evangelista, A., & Melo, L. de F. (2024). O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ACRE PARA O DECÊNIO (2015-2024): uma análise da meta 06 com enfoque no ensino médio e as Escolas Jovens em tempo integral. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25990
Seção
Dossiê Temático: Juventudes e Ensino Médio