O DISCURSO RETÓRICO SOBRE O PROTAGONISMO JUVENIL NA ESCOLHA DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO RIO GRANDE DO SUL

  • Caroline Simon Bellenzier Universidade de Passo Fundo
  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo
  • Carina Tonieto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Ibirubá
Palavras-chave: Reforma; Ensino Médio; Estudantes; Protagonismo

Resumo

O artigo busca compreender as formas de participação e protagonismo juvenil, seus limites e indicativos durante a experiência piloto de implementação do Novo Ensino Médio (NEM) no Rio Grande do Sul, de modo a averiguar se houve a participação dos jovens no processo de escolha dos itinerários formativos. O estudo é de natureza básica, exploratória quanto aos objetivos, qualitativa quanto a abordagem do problema, e bibliográfico-documental e de análise textual quanto aos procedimentos. Infere-se, por meio da pesquisa, que houve uma participação administrada, e que o protagonismo, amplamente difundido, não ocorreu no processo de escolha dos itinerários formativos.

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Biografia do Autor

Caroline Simon Bellenzier, Universidade de Passo Fundo
Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (Bolsista Capes) - Universidade de Passo Fundo – Rio Grande do sul – Brasil. Participa do GEPES/UPF - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS. Participa do projeto "Políticas Curriculares para o Ensino Médio". Áreas de interesse em pesquisa: juventudes, protagonismo e participação juvenil, ensino médio, políticas curriculares para o ensino médio.
Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor e Pesquisador CNPQ – Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Passo Fundo - Rio Grande do Sul – Brasil. Coordenador do Grupo De Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES - UPF/RS) no qual Coordena os projetos de pesquisa "Docência Universitária e política educacionais", "Políticas Curriculares para o Ensino Médio" e "Políticas para o Ensino de Filosofia". Pesquisador do Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul e da Rede Ensino Médio - Pesquisa. Áreas de interesse: ensino médio, ensino de filosofia, formação docente, políticas educacionais, políticas curriculares para o ensino médio, neoliberalismo e formação de pesquisadores.
Carina Tonieto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Ibirubá
Doutora em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (Bolsista Capes). Diretora de Ensino e Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/IFRS - Campus de Ibirubá. Líder do grupo de pesquisa Ensino, trabalho e sociedade (IFRS) e vice-líder do GEPES/SUL (UPF). Áreas de interesse em pesquisa: ensino médio, ensino de filosofia, formação docente, políticas educacionais, políticas curriculares para o ensino médio, neoliberalismo e formação de pesquisadores.

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Publicado
2024-10-23
Como Citar
Bellenzier, C. S., Fávero, A. A., & Tonieto, C. (2024). O DISCURSO RETÓRICO SOBRE O PROTAGONISMO JUVENIL NA ESCOLHA DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO RIO GRANDE DO SUL. Cadernos De Educação, (68). https://doi.org/10.15210/caduc.vi68.26058
Seção
Dossiê Temático: Juventudes e Ensino Médio