PERCURSOS ACADÊMICOS IMPROVÁVEIS DE JOVENS DAS CLASSES POPULARES

“Eu vi que gostava daquilo… e quis continuar com os estudos” - uma pesquisa com diplomados da educação profissional em Portugal

  • Fátima Antunes Instituto de Educação, Universidade do Minho
  • Júlia Rodrigues Universidade do Minho
Palavras-chave: Desigualdades socioeducativas; Percursos Acadêmicos improváveis; Educação Profissional; Portugal.

Resumo

Procura-se discutir a apropriação, por jovens que frequentam a educação profissional em Portugal, de condições institucionais favoráveis à construção do ofício de aluno e da relação com o saber suscetíveis de desafiar a causalidade do provável. Realizamos entrevistas a diplomados que frequentam/concluíram o ensino superior e uma análise temática de conteúdo. Os relatos sugerem que os jovens foram capazes de construir recursos favoráveis à remobilização para a escola e ao prolongamento de estudos, bem como a apropriações múltiplas do “desvio institucional” que estes cursos constituem.

Biografia do Autor

Fátima Antunes, Instituto de Educação, Universidade do Minho
Investigadora do Centro de Investigação em Educação (CIEd) e professora associada com agregação do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal). Os seus interesses de investigação incluem: educação, democracia, desigualdades, diferenças e justiça social; políticas do ensino secundário e profissional; governação da educação, políticas públicas e gerencialismo; políticas educativas, globalização e União Europeia; e publica regularmente em revistas e livros lusófonos e anglófonos.
Júlia Rodrigues, Universidade do Minho
Membro do Centro de Investigação em Educação (CIEd) e bolseira de doutoramento da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Frequenta o doutoramento em Ciências da Educação – especialização em Sociologia da Educação e Política Educativa, no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Nos últimos anos tem desenvolvido trabalho como bolseira de investigação em projetos na área da educação. 

Referências

ANTUNES, Fátima. Formar uma elite ou educar um povo? Quarenta anos de ensino secundário em democracia. Sociologia, Problemas e Práticas, 89, pp. 53-77, 2019.

ALVES, Natália. Políticas de educação-formação para jovens: tensões e contradições. Perspectiva, 26 (01), pp. 209-230, 2008.

AZEVEDO, Joaquim. Ensino profissional em Portugal, 1989-2014: viagem da periferia para o centro das políticas educativas. In: RODRIGUES, Maria de Lurdes (org.). 40 anos de políticas de educação em Portugal, vol. I: A construção do sistema democrático de ensino (pp. 411-468). Coimbra: Almedina, 2014.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico. Classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

BOGDAN, Robert & BLIKEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BOURDIEU, Pierre. Futuro de classe e causalidade do provável. In: BOURDIEU, P. (Maria Alice Nogueira & Afrânio Catani, orgs.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998. pp. 81-126.

BOURDIEU, Pierre. A Escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: BOURDIEU, Pierre (Maria Alice Nogueira & Afrânio Catani, orgs.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998. pp. 81-126.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Lisboa: Editorial Veja, 1970.

BRANDÃO, Zaia. Operando com conceitos: com e para além de Bourdieu. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 1, pp. 227-241, 2010. https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000100003.

CABRITO, Belmiro G.; CERDEIRA, Luísa; NASCIMENTO , Ana & Mucharreira, Pedro R. O Ensino Superior em Portugal: Democratização e a Nova Governação Pública. Educere et Educare, 15 (37), pp. 1-31, 2020.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. Cadernos de pesquisa, 97, pp.47-63, 1996.

CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, v. 11, n. 31, pp. 7-18, 2006.

CHARLOT, Bernard & SOUZA, Helena B. M. de . Professores, alunos, escola, saber–relações atravessadas pela contradição: entrevista com Bernard Charlot. Cadernos de Educação, 39, pp. 15-35, 2011. https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/4988.

CHARLOT, Bernard. Os fundamentos antropológicos de uma teoria da relação com o saber. Revista Internacional Educon, 2 (1), 2021. https://doi.org/10.47764/e21021001.

CNE/CONSELHO NACIONAL DA EDUCAÇÃO. Estado da Educação 2021. Lisboa: CNE, 2022.

CORREIA, José Alberto. Para uma teoria crítica em educação. Porto: Porto editora, 1998.

COSTA, António F. da; LOPES, João T. & CAETANO, Ana. Percursos de estudantes no ensino superior. Fatores e processos de sucesso e insucesso. Lisboa: Mundos Sociais, 2014.

CRESWELL, John. Qualitative inquiry & research design: choosing among five approaches. 3. ed. Thousand Oaks, USA: Sage Publications, 2013.

DOROFTEI, Alexandra. Do ensino regular aos cursos de aprendizagem: Percursos de saída e de retorno ao sistema de educação e formação. Educação, Sociedade & Culturas, nº 60, pp. 93‑115, 2021. https://doi.org/10.24840/esc.vi60.364.

DOROFTEI, Alexandra. Young apprentices' critical perspectives on the curriculum of Portuguese apprenticeship courses. In V. Tūtlys, L. Vaitkutė & C. Nägele (Eds.), Vocational Education and Training Transformations for Digital, Sustainable and Socially Fair Future. Proceedings of the 5th Crossing Boundaries Conference in Vocational Education and Training, Kaunas, 25. – 26. May pp. 129–137, 2023. https://doi.org/10.5281/zenodo.7808507.

DUBET, François. Sociologia da experiência. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.

FIGUEIREDO, Hugo; TEIXEIRA, Pedro; RUBERY, Jill. Is mass higher education working? An update and a reflection on the sustainability of higher education expansion in Portugal. AlmaLaurea Working Papers, No. 14, 2011. https://www.almalaurea.it/universita/pubblicazioni/wp Acesso 23 dezembro 2016.

FONTES, Baruc Correia. A entrevistas biográfica na sociologia. Revista Sociais e Humanas. USFM, v. 32, n. 3, pp. 83-97, 2019. https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/37238

FRITSCH, Rosangela; VITELLI, Ricardo F.. Trajetórias Escolares de “sucesso" de Estudantes do Ensino Médio em Escolas Públicas. Meta: Avaliação, 11 (33), pp. 664-693, 2019.

GARFINKEL, Harold. Studies in ethnomethodology. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1967.

GOLDENBERG, Mírian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2004.

KUENZER, Acácia Z.. Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n.º 100, pp. 1153-1178, 2007.

LAHIRE, Bernard. Retratos sociológicos: disposições e variações individuais. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MAROY, Christian. A Análise qualitativa de entrevistas. In Luc Albarello et al. Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva, 1997, pp. 117 – 155.

NOGUEIRA, Maria Alice; RESENDE, Tânia de F.. Com e para além de Bourdieu: revisitando duas teses centrais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 43, e268712, 2022.

PELIZ, Marina; BOAVIDA, Nuno; MONIZ, António B. & KUZNETSOVA, Yuliya. The role of social partners in the governance of Dual Vocational Education and Training System: The Portuguese case. Fórum Sociológico. Série II, nº 39, pp. 67-79, 2021. https://doi.org/10.4000/sociologico.10317.

PEREIRA, Estela. Educação secundária e formação para o trabalho: Propostas e narrativas das recentes reformas dos sistemas educacionais espanhol e brasileiro. Educação, Sociedade & Culturas, nº 64, pp. 1-19, 2023. https://doi.org/10.24840/esc.vi64.486.

PORTES, Écio A. O trabalho escolar das famílias populares. In NOGUEIRA, Mª Alice; ROMANELLI, Geraldo & ZAGO, Nadir. Família & escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis: Vozes, pp. 61-80, 2000.

PORTUGAL. Decreto-lei 102/84, de 29 de março, Diário da República n.º 75/1984, Série I, 29 mar. 1984.

PORTUGAL. Decreto-lei 26/89, de 21 de janeiro, Diário da República n.º 18/1989, Série I, 21 jan. 1989.

PORTUGAL. Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC)/Direção de Serviços de Estatísticas da Educação (DSEE)/Divisão de Estatísticas do Ensino Básico e Secundário (DEEBS).Educação em Números - Portugal 2012. Lisboa: Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), 2012.

PORTUGAL. Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC). Estatísticas. Transição entre o ensino secundário (2020/2021) e o ensino superior (2021/2022). Lisboa: DGEEC, 2022.

PORTUGAL. Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC)/Direção de Serviços de Estatísticas da Educação (DSEE)/Divisão de Estatísticas dos Ensinos Básico e Secundário (DEEBS).Educação em Números - Portugal 2023. Lisboa: DGEEC, 2023.

PORTUGAL. Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC)/Direção de Serviços de Estatísticas da Educação (DSEE)/Divisão de Estatísticas do Ensino Superior (DEES)/Ana Domingos/Joaquim santos e Carlos Malaca/Nuno Neto Rodrigues e Filomena Oliveira. Transição entre o ensino secundário e o ensino superior 2021/22, 2022/23. Lisboa: DGEEC, 2024.

ROLDÃO, Cristina. Fatores e perfis de sucesso escolar “inesperado”: trajetos de contratendência de jovens das classes populares e de origem africana. TESE. (doutoramento em sociologia). Lisboa: ISCTE, 2015.

ROMANELLI, Geraldo. Famílias de camadas médias e escolarização superior dos filhos: o estudante-trabalhador. In NOGUEIRA, Mª Alice; ROMANELLI, Geraldo & ZAGO, Nadir. Família & escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis: Vozes, 17-44, 2000.

SEABRA, Teresa; ROLDÃO, Cristina; MATEUS, Sandra, & ALBUQUERQUE, Alexandra. Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior.. Lisboa: Observatório das Migrações, ACM, IP., vol.57, 2016.

SIROTA, Régine. Le métier d’élève. Revue Française de Pédagogie,. Paris: Institute National de Recherche Pedagogique, n. 104, 1993.

VIANA, Mª José B. Longevidade escolar em famílias de camadas populares: algumas condições de possibilidade. TESE (doutoramento em educação),1998. In http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85SJUP.

ZAGO, Nadir.Quando os dados contrariam as previsões estatísticas: os casos de êxito escolar nas camadas socialmente desfavorecidas. Paidéia, 10 (18), pp. 70-80, 2000.

Publicado
2024-10-23
Como Citar
Antunes, F., & Rodrigues, J. (2024). PERCURSOS ACADÊMICOS IMPROVÁVEIS DE JOVENS DAS CLASSES POPULARES: “Eu vi que gostava daquilo… e quis continuar com os estudos” - uma pesquisa com diplomados da educação profissional em Portugal. Cadernos De Educação, (68). https://doi.org/10.15210/caduc.vi68.26091
Seção
Dossiê Temático: Juventudes e Ensino Médio