PERCURSOS ACADÊMICOS IMPROVÁVEIS DE JOVENS DAS CLASSES POPULARES

“Eu vi que gostava daquilo… e quis continuar com os estudos” - uma pesquisa com diplomados da educação profissional em Portugal

  • Fátima Antunes Instituto de Educação, Universidade do Minho
  • Júlia Rodrigues Universidade do Minho
Palavras-chave: Desigualdades socioeducativas; Percursos Acadêmicos improváveis; Educação Profissional; Portugal.

Resumo

Procura-se discutir a apropriação, por jovens que frequentam a educação profissional em Portugal, de condições institucionais favoráveis à construção do ofício de aluno e da relação com o saber suscetíveis de desafiar a causalidade do provável. Realizamos entrevistas a diplomados que frequentam/concluíram o ensino superior e uma análise temática de conteúdo. Os relatos sugerem que os jovens foram capazes de construir recursos favoráveis à remobilização para a escola e ao prolongamento de estudos, bem como a apropriações múltiplas do “desvio institucional” que estes cursos constituem.

Biografia do Autor

Fátima Antunes, Instituto de Educação, Universidade do Minho
Investigadora do Centro de Investigação em Educação (CIEd) e professora associada com agregação do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal). Os seus interesses de investigação incluem: educação, democracia, desigualdades, diferenças e justiça social; políticas do ensino secundário e profissional; governação da educação, políticas públicas e gerencialismo; políticas educativas, globalização e União Europeia; e publica regularmente em revistas e livros lusófonos e anglófonos.
Júlia Rodrigues, Universidade do Minho
Membro do Centro de Investigação em Educação (CIEd) e bolseira de doutoramento da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Frequenta o doutoramento em Ciências da Educação – especialização em Sociologia da Educação e Política Educativa, no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Nos últimos anos tem desenvolvido trabalho como bolseira de investigação em projetos na área da educação. 

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Publicado
2024-10-23
Como Citar
Antunes, F., & Rodrigues, J. (2024). PERCURSOS ACADÊMICOS IMPROVÁVEIS DE JOVENS DAS CLASSES POPULARES: “Eu vi que gostava daquilo… e quis continuar com os estudos” - uma pesquisa com diplomados da educação profissional em Portugal. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26091
Seção
Dossiê Temático: Juventudes e Ensino Médio