Por que contar histórias? Um estudo sobre a imaginação e a criação infantis a partir da Teoria Histórico-Cultural

  • Hallana Fernandes de Almeida Pacheco Universidade Federal da Bahia
  • Marina Teixeira Mendes de Souza Costa Universidade de Brasília
  • Daniele Nunes Henrique Silva Universidade de Brasília
Palavras-chave: Imaginação, Criação, Contação de histórias

Resumo

Neste estudo, fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, buscou-se refletir sobre os elementos que caracterizam a atividade criadora de contar histórias para compreender as especificidades do funcionamento imaginativo na idade pré-escolar. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio de oficinas de contação de histórias e análise microgenética, com uma criança de 05 anos. Os resultados revelaram: 1. a articulação entre recursos linguísticos e expressivos na criação e; 2. a interrelação entre o brincar e o narrar na atividade de contar história. A conclusão indica que contar histórias potencializa os processos criadores infantis.

Biografia do Autor

Hallana Fernandes de Almeida Pacheco, Universidade Federal da Bahia

Mestra em Psicologia (Universidade Federal da Bahia – UFBA); Vínculo institucional: Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (PPGPSI/UFBA) – Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Marina Teixeira Mendes de Souza Costa, Universidade de Brasília

Doutora e Mestra em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB); Especialista em Psicomotricidade (Candido Mendes) e Psicopedagogia (UnB); Pedagoga com experiência como Professora da Educação Infantil e Séries Iniciais (SEE-DF); Vínculo institucional: Professora aposentada pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Daniele Nunes Henrique Silva , Universidade de Brasília

Professora Associada da Universidade de Brasília (UNB). Professora efetiva do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Psicologia Escolar (PGPDE) do Instituto de Psicologia da UNB e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP

Publicado
2024-01-26
Como Citar
Fernandes de Almeida Pacheco, H., Teixeira Mendes de Souza Costa, M., & Nunes Henrique Silva , D. (2024). Por que contar histórias? Um estudo sobre a imaginação e a criação infantis a partir da Teoria Histórico-Cultural . Cadernos De Educação, (68). https://doi.org/10.15210/caduc.vi68.26123
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##