POR QUE CONTAR HISTÓRIAS?

Um estudo sobre a imaginação e a criação infantil a partir da Teoria Histórico-Cultural

  • Hallana Fernandes de Almeida Pacheco Universidade Federal da Bahia
  • Marina Teixeira Mendes de Souza Costa Universidade de Brasília
  • Daniele Nunes Henrique Silva Universidade de Brasília
Palavras-chave: imaginação; criação; contação de histórias.

Resumo

Neste estudo, fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, buscou-se refletir sobre os elementos que caracterizam a atividade criadora de contar histórias para compreender as especificidades do funcionamento imaginativo na idade pré-escolar. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio de oficinas de contação de histórias e análise microgenética, com uma criança de 05 anos. Os resultados revelaram: 1. a articulação entre recursos linguísticos e expressivos na criação e; 2. a interrelação entre o brincar e o narrar na atividade de contar história. A conclusão indica que contar histórias potencializa os processos criadores infantis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hallana Fernandes de Almeida Pacheco, Universidade Federal da Bahia
Mestra em Psicologia (Universidade Federal da Bahia – UFBA); Vínculo institucional: Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (PPGPSI/UFBA) – Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Marina Teixeira Mendes de Souza Costa, Universidade de Brasília
Doutora e Mestra em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB); Especialista em Psicomotricidade (Candido Mendes) e Psicopedagogia (UnB); Pedagoga com experiência como Professora da Educação Infantil e Séries Iniciais (SEE-DF); Vínculo institucional: Professora aposentada pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Daniele Nunes Henrique Silva , Universidade de Brasília
Professora Associada da Universidade de Brasília (UNB). Professora efetiva do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Psicologia Escolar (PGPDE) do Instituto de Psicologia da UNB e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP
Publicado
2024-01-26
Como Citar
Fernandes de Almeida Pacheco, H., Teixeira Mendes de Souza Costa, M., & Nunes Henrique Silva , D. (2024). POR QUE CONTAR HISTÓRIAS? : Um estudo sobre a imaginação e a criação infantil a partir da Teoria Histórico-Cultural. Cadernos De Educação, (68). https://doi.org/10.15210/caduc.vi68.26123
Seção
Artigos