Por que contar histórias? Um estudo sobre a imaginação e a criação infantis a partir da Teoria Histórico-Cultural
Palavras-chave:
Imaginação, Criação, Contação de histórias
Resumo
Neste estudo, fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, buscou-se refletir sobre os elementos que caracterizam a atividade criadora de contar histórias para compreender as especificidades do funcionamento imaginativo na idade pré-escolar. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio de oficinas de contação de histórias e análise microgenética, com uma criança de 05 anos. Os resultados revelaram: 1. a articulação entre recursos linguísticos e expressivos na criação e; 2. a interrelação entre o brincar e o narrar na atividade de contar história. A conclusão indica que contar histórias potencializa os processos criadores infantis.Downloads
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Publicado
2024-01-26
Como Citar
Fernandes de Almeida Pacheco, H., Teixeira Mendes de Souza Costa, M., & Nunes Henrique Silva , D. (2024). Por que contar histórias? Um estudo sobre a imaginação e a criação infantis a partir da Teoria Histórico-Cultural . Cadernos De Educação, (68). https://doi.org/10.15210/caduc.vi68.26123
Edição
Seção
Artigos