POR QUE CONTAR HISTÓRIAS?

Um estudo sobre a imaginação e a criação infantil a partir da Teoria Histórico-Cultural

  • Hallana Fernandes de Almeida Pacheco Universidade Federal da Bahia
  • Marina Teixeira Mendes de Souza Costa Universidade de Brasília
  • Daniele Nunes Henrique Silva Universidade de Brasília
Palavras-chave: imaginação; criação; contação de histórias.

Resumo

Neste estudo, fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, buscou-se refletir sobre os elementos que caracterizam a atividade criadora de contar histórias para compreender as especificidades do funcionamento imaginativo na idade pré-escolar. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio de oficinas de contação de histórias e análise microgenética, com uma criança de 05 anos. Os resultados revelaram: 1. a articulação entre recursos linguísticos e expressivos na criação e; 2. a interrelação entre o brincar e o narrar na atividade de contar história. A conclusão indica que contar histórias potencializa os processos criadores infantis.

Biografia do Autor

Hallana Fernandes de Almeida Pacheco, Universidade Federal da Bahia
Mestra em Psicologia (Universidade Federal da Bahia – UFBA); Vínculo institucional: Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (PPGPSI/UFBA) – Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Marina Teixeira Mendes de Souza Costa, Universidade de Brasília
Doutora e Mestra em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB); Especialista em Psicomotricidade (Candido Mendes) e Psicopedagogia (UnB); Pedagoga com experiência como Professora da Educação Infantil e Séries Iniciais (SEE-DF); Vínculo institucional: Professora aposentada pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Daniele Nunes Henrique Silva , Universidade de Brasília
Professora Associada da Universidade de Brasília (UNB). Professora efetiva do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Psicologia Escolar (PGPDE) do Instituto de Psicologia da UNB e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP
Publicado
2024-01-26
Como Citar
Fernandes de Almeida Pacheco, H., Teixeira Mendes de Souza Costa, M., & Nunes Henrique Silva , D. (2024). POR QUE CONTAR HISTÓRIAS? : Um estudo sobre a imaginação e a criação infantil a partir da Teoria Histórico-Cultural. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26123
Seção
Artigos