NOVO ENSINO MÉDIO E MOVIMENTOS ESTUDANTIS
que protagonismo juvenil queremos?
Resumo
O objetivo desse artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa sobre sentidos atribuídos ao significante protagonismo juvenil, a partir das noções: significante flutuante de Ernesto Laclau e disseminação de Jacques Derrida. Nesse intuito, fazemos uma relação com as ocupações de escolas em 2016 e com a Reforma do Ensino Médio de 2018, no que diz respeito aos Itinerários Formativos, passando pelas leis que instituem os Grêmios Estudantis e seu processo histórico. Finalizamos, refletindo sobre a possibilidade de movimento, pela disseminação de diferimentos que fraturem a hegemonia do protagonismo juvenil. Para tanto, propomos a defesa de uma educação que valorize a alteridade juvenil.Downloads
Referências
BALL, Stephen J.; M. Maguire.; BRAUM, A. Como as escolas fazem políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução: Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 21 dez. 2923.
______. Medida Provisória MPV 746/2016. Brasília, 22 set. 2016a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/Mpv/mpv746.htm. Acesso em: 21 dez. 2023.
______. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. D. O. U., Brasília, 31 jan. 2012. Seção 1, p. 20. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9864-rceb002-12&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 20 dez. 2023.
____. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Debate. Texto para discussão. Brasília, 2010.
CHAGAS, Marcos Rogério de Jesus. História da organização estudantil e os grêmios na atualidade. Universidade Estadual de Londrina – UEL, 2009.
COUTINHO, Luciana Gageiro. Ocupa escola: tratamento aos impasses da adolescência no laço social?. Estilos da Clínica, 2020, v. 25, nº 1, p. 63-76.
DAMON, W. O que o jovem quer da vida? Como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentes. São Paulo: Summus, 2009.
DERRIDA, Jacques. Vadios. Tradução: Fernanda Bernardo, Hugo Amaral e Gonçalo Zagalo. Coimbra: Terra Ocre Edições, 2009.
____. A farmácia de Platão. Tradução: Rogério da Costa. São Paulo: Iluminuras, 2005.
____. O que é uma tradução relevante. Tradução: Olivia Niemeyer Santos. Alfa. São Paulo, 44 (num. esp.), 13-44, 2000.
DERRIDA, Jacques; FERRARIS, Maurizio. O gosto do segredo. Roma: Fim de século – Edições Sociedade Unipessoal Ltda, 2006.
DUARTE, Rovenir; SANCHES, Malu Magalhães; FERNANDES, Gabriela Correia. O acontecimento e seu fantasma: as imagens no processo de projeto de uma ocupação. Espectros da colonização. Org.: Dirce Eleanora Nigro Solis. Porto Alegre: UFRGS, 2019. p. 126-152.
GONÇALVES, Mauro Castilho; GUILHERME, Karina Clécia da Silva; HENRIQUES, Helder. Entre o indivíduo e o coletivo: análise dos Centros Cívicos Escolares durante a ditadura cívico-militar brasileira (1971-1985). Educació i Història: Revista d’Història de l’Educació Núm. 35 (gener-juny, 2020), pàg. 157-180.
HADDOCK-LOBO, Rafael. Derrida e o labirinto de inscrições. Porto Alegre: Editora Zouk, 2008.
HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2003.
JUDT, Tony. O mal ronda a terra: um tratado sobre as insatisfações do presente. Tradução: Celso Nogueira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
LACLAU, Ernesto. Emancipação e diferença. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2011.
LOPES, Alice Casimiro. Articulações de demandas educativas (im)possibilitadas pelo antagonismo ao “Marxismo Cultural”. Arquivos analíticos de políticas educativas – aape. V. 27, n. 109, 16 de setembro de 2019. Disponível: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/4881/2303. Acessado em: 02/10/2023.
________. No habrá paz en la política. Debates y combates. Fundación Casa del Pueblo – Tucumán/Argentina - . Nº 6, ano 4, maio de 2014. (p. 121-143).
MACEDO, Elizabeth; RANNIERY, Thiago. Derrida e a diferença: currículo como zona de tradução. RIE – Revista Imagens da Educação, v. 13, n. 3, p. 26-46, jul./set. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v13i3.65632 . Acesso em: 15/09/2023.
MBEMBE, Achille. A era do humanismo está terminando. Revista IHU on-line. Instituto Humanitas Unisinos. 24 de janeiro de 2017. https://www.ihu.unisinos.br/186-noticias/noticias-2017/564255-achille-mbembe-a-era-do-humanismo-esta-terminando. Acessado em 11/11/2023.
MORAES, Marcelo José Derzi. Democracias espectrais: por uma desconstrução da colonialidade. Rio de Janeiro: Editora Nau, 2020a.
____. Becos, esquinas, ruas e marquises. In: BORGES-ROSARIO, Fabio; MORAES, Marcelo José Derzi; HADDOCK-LOBO, Rafael. (Orgs.) Encruzilhadas filosóficas. Coleção X (Org.: Rafael Haddock-Lobo). Rio de Janeiro: Ape’Ku, 2020b.
____. A força de Leci Brandão. In: LOPES, Wallace. (org.). Sambo, logo penso: afroperspectivas filosóficas para pensar o samba. Rio de Janeiro: Hexis: Fundação Biblioteca Nacional, 2015.
MOUFFE, Chantal. Sobre o político. Tradução: Fernanda Santos. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015.
NEGRIS, Adriano. A política de morte na periferia da governamentalidade neoliberal. Sapere aude, Belo Horizonte, v. 11, n. 21, p. 49-69, Jan/Jun 2020.
PINHEIRO, Diógenes. Escolas ocupadas no Rio de Janeiro em 2016. Motivações e cotidiano. Iluminuras. Porto Alegre, v. 18, n. 44, p. 265-283, jan./jul. 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/75746/43151 Acessado em: 03/09/2023.
PINTO, Marinazia Cordeiro. Ocupações de escolas como acontecimento: uma democracia por vir (tese). Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – ProPEd/UERJ, 2024.
PINTO, Marinazia Cordeiro.; MORAES, Marcelo José Derzi. Metodologia em cruzo: pensando modos de fazer currículo a partir dos encontros. Revista Espaço do Currículo (online), João Pessoa, 2022.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 2012.
SILVA, Silas Veloso de Paula; OLIVEIRA, Gustavo Gilson. Projeto de vida, empreendedorismo e processos de subjetivação neoliberais na educação pernambucana. In: Currículo sem Fronteiras, v. 23, e1139, 2023.
SISCAR, Marcos. O inferno da tradução. In: Maurício Mendonça Cardoso; Marilene Weinhardt. (Org.). Centro, Centros: Literatura e literatura comparada em discussão. Curitiba: Editora UFPR, 2011, p. 61-71
SOUZA, Regina Magalhães de. Protagonismo Juvenil: o discurso da juventude sem voz. Revista brasileira adolescência e conflitualidade. Instituto de Psicologia da USP: 2009, p. 1-28.
SOUZA, Bárbara Rocha. Diferentes tempos na alfabetização: reverberações nas políticas curriculares. (tese). Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – ProPEd/UERJ, 2024. (no prelo)
TROTTA, Leonardo. Painel temático “Ocupações, Protagonismo Juvenil e Itinerários: Escolhas Possíveis”, coordenado por Alice Casimiro Lopes, 41ª ANPEd, Manaus/AM, 2023.
VILLAR, Antonio Gómez. Crisis de la sustancialidad material del mundo y de la materialidad social de la clase obrera. Investigadora Invitadas. 12/2022. Disponível: www.re-visiones.net. Acessado em: 22/09/2023.