CONCURSO PÚBLICO PARA DIRETORES ESCOLARES NO ESTADO DE SÃO PAULO E OS CRITÉRIOS DE MÉRITO DO CANDIDATO

  • Eduardo Gomes Neto Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-0714-4467
  • Daniela Patti do Amaral Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Critérios de mérito; Concurso público; Diretor escolar; São Paulo.

Resumo

O artigo apresenta os resultados da análise realizada entre os meses de março e setembro de 2022 de todos os editais publicados no estado de São Paulo para cargo de diretor escolar, contemplando o período de 1944 a 2017, com foco nos critérios de mérito dos candidatos. Investigamos e analisamos de que maneira os critérios de mérito vão sendo alterados a depender do contexto histórico, social e político, e incorpora elementos como formação; estado civil; experiência docente. Concluímos que o concurso público como forma de seleção para diretores escolares impede a participação da comunidade escolar, desidrata a democracia e encontra-se em desalinho com o Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014).

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Biografia do Autor

Eduardo Gomes Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); professor no ensino público do Estado de São Paulo.
Daniela Patti do Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doutora em Educação (UFRJ); Pós Doutora em Organização Escolar (UNIVERSIDADE DO MINHO); professora associada da Faculdade de Educação da UFRJ; docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRJ -PPGE.

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Publicado
2024-08-26
Como Citar
Neto, E. G., & Amaral, D. (2024). CONCURSO PÚBLICO PARA DIRETORES ESCOLARES NO ESTADO DE SÃO PAULO E OS CRITÉRIOS DE MÉRITO DO CANDIDATO. Cadernos De Educação, (68). https://doi.org/10.15210/caduc.vi68.26156
Seção
Artigos