JUVENTUDE E ESCOLA EM NARRATIVAS AUDIOVISUAIS

o #novoensinomedio no TikTok

  • Juliana Batista dos Reis Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Amália de Almeida Cunha Universidade Federal de Minas Gerais
  • Licínia Maria Correa Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Juventude; Ensino Médio; Narrativas Audiovisuais.

Resumo

O artigo analisa a produção de narrativas juvenis em postagens sobre o Novo Ensino Médio em uma das plataformas mais populares do mundo contemporâneo, o TikTok. Utiliza como metodologia a cartografia tal como definida por Rolland Paulston (1996) que a entende como “a ciência de mapear formas de ver” em contextos de profusão de narrativas. A partir da hashtag #novoensinomedio, capturamos vídeos que narram as experiências estudantis. Como conclusão, argumenta-se que as narrativas digitais produzidas pelos/as jovens estudantes revelam as críticas à reforma do Ensino Médio, ao mesmo tempo em que a escola se apresenta como uma instituição absolutamente presente na vida desses/as jovens.

Biografia do Autor

Juliana Batista dos Reis, Universidade Federal de Minas Gerais
Graduada em Ciências Sociais (Bacharelado/Licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2009). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio sanduíche na Universidade do Porto. Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Compõe a coordenação do Programa de Pesquisa, Ensino e Extensão Observatório da Juventude da UFMG.
Maria Amália de Almeida Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho onde também realizou seu mestrado. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio realizado na Universidade de Paris X - Nanterre. Atualmente é professora Titular na Universidade de Federal de Minas Gerais, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. É pesquisadora associada do OSFE- Observatório Sociológico Família-Escola e do NUPEDE-Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares.
Licínia Maria Correa, Universidade Federal de Minas Gerais
Graduada em Pedagogia, com mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo, doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Araraquara e pós doutorado em Sociologia pela Università degli Studi di Pádova-Itália. Atualmente é professora associada na Faculdade de Educação e Pró-Reitora de Assuntos Estudantis na Universidade Federal de Minas Gerais. Integra o corpo docente do Mestrado Profissional Educação e Docência. Compõe a coordenação do Programa de Pesquisa, Ensino e Extensão Observatório da Juventude da UFMG.

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Publicado
2024-10-23
Como Citar
Reis, J. B. dos, Almeida Cunha, M. A., & Correa, L. M. (2024). JUVENTUDE E ESCOLA EM NARRATIVAS AUDIOVISUAIS: o #novoensinomedio no TikTok. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26162
Seção
Dossiê Temático: Juventudes e Ensino Médio