O ENGODO DO 'NOVO ENSINO MÉDIO' E SUAS TENSÕES PARA OS JOVENS DE PERIFERIA

or the decoy of the 'New High School' and its contradictions for youth working-class in the state of São Paulo

  • Sérgio Feldemann de Quadros Universidade Estadual de Campinas
  • Nora Krawczyk Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Reforma do ensino médio; Retórica da escolha; currículo; etnografia.

Resumo

A experiência de jovens estudantes de periferias distintas de Campinas/SP foi analisada neste artigo a partir de duas tensões resultantes do Novo Ensino Médio: a divisão do currículo geral e técnico no IFTP e o significado da retórica da escolha. Trata-se de uma pesquisa que articula procedimentos metodológicos documentais e etnográficos. Aponta-se que a divisão do Currículo resulta em uma produção de sentido fetichizada em relação aos saberes mobilizados, enquanto a retórica da escolha conduz, precocemente, à formação de um sujeito capaz de racionalizar suas preferências escolares, como mercadorias vendáveis no mercado de trabalho futuro.

Biografia do Autor

Sérgio Feldemann de Quadros, Universidade Estadual de Campinas
Doutorando em educação pela Unicamp, com estágio (período sanduiche) no Centre d'Étude et de Recherche Travail, Organisation, Pouvoir (CERTOP) da Université de Toulouse II Jean-Jaurès (Collaboration UT2J/FE-UNICAMP). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas, Educação e Sociedade (GPPES/FE-Unicamp). O presente trabalho é realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
Nora Krawczyk, Universidade Estadual de Campinas
Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estudos em Política, Educação e Sociedade (GPPES), FE/Unicamp. Coordenadora de Pesquisa e Divulgação Cientifica da FE/Unicamp. Possui bolsa Produtividade pelo CNPQ. Blog: https://noraunicamp.blogspot.com/

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Publicado
2024-10-23
Como Citar
Feldemann de Quadros, S., & Nora Krawczyk. (2024). O ENGODO DO ’NOVO ENSINO MÉDIO’ E SUAS TENSÕES PARA OS JOVENS DE PERIFERIA: or the decoy of the ’New High School’ and its contradictions for youth working-class in the state of São Paulo. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26190
Seção
Dossiê Temático: Juventudes e Ensino Médio