A literatura infantil e juvenil e os letramentos literários na formação de professores em uma universidade pública federal

Palavras-chave: literatura infantil e juvenil, letramentos literários, currículo.

Resumo

Este artigo tem como tema a investigação sobre o espaço destinado à Literatura Infantil e Juvenil e aos Letramentos Literários a ela relacionados nos documentos curriculares do curso de Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para tanto, a pesquisa foi desenhada sob a luz do paradigma qualitativo, a partir de uma abordagem documental e em diálogo com a teoria dialógica do discurso. Na análise, foi percebido o espaço reduzido da Literatura Infantil e Juvenil e da discussão sobre os Letramentos Literários nos documentos do curso de Licenciatura em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa da UFRJ.

Biografia do Autor

Marcel Alvaro de Amorim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ. Atualmente, é bolsista de Produtividade Acadêmica (PA1) da Fundação Cecierj. Tem interesse na área de Educação Literária, Formação de Professores e Estudos Bakhtinianos.

 

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Publicado
2025-09-17
Como Citar
Alvaro de Amorim, M. (2025). A literatura infantil e juvenil e os letramentos literários na formação de professores em uma universidade pública federal. Cadernos De Educação, (69). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26839
Seção
Artigos

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