O QUE NOS DIZEM OS DESENHOS DAS CRIANÇAS SOBRE A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL?
Resumo
Este artigo decorre da pesquisa sobre “A representação do olhar da criança sobre a escola de Educação Infantil”, e propõe analisar o olhar das crianças sobre a escola de Educação Infantil por meio dos seus desenhos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como sujeitos três professoras atuantes na Educação Infantil e 64 crianças entre 3 e 6 anos de idade. As análises decorrentes dos desenhos foram organizadas em três categorias e permitem constatar que os desenhos continuam sendo possibilidades lúdicas para conhecer e explorar os interesses e as necessidades das crianças. Os desenhos também são uma forma de participação transformadora no contexto onde as crianças estão inseridas.Referências
ANDRADE, Mario de. Do desenho: In: ANDRADE, Mario de. Aspectos das artes plásticas no Brasil. 2.ed. São Paulo: Martins,1975. p.71-77.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2021. 281p.
DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. 4.ed. rev. ampl. Porto Alegre: Zouk, 2010. 160p.
DUBOVIK, Alejandra; CIPPITELLI, Alejandra. Construção e Construtividade: materiais naturais e artificiais nos jogos de construção. São Paulo: Phorte, 2018. 144p.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 4.ed. Rio de Janeiro: Record, 2000. 112p.
IAVELBERG, Rosa. Desenho na Educação Infantil. São Paulo: Melhoramentos, 2013. 144p.
IAVELBERG, Rosa. O desenho cultivado das crianças: prática e formação de educadores. 3.ed. Porto Alegre: Zouk, 2021. 200p.
PILLAR, Analice Dutra. Desenho e escrita como sistemas de representação. 2.ed. rev. ampl. Porto Alegre: Penso, 2012. 248p.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2.ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 288p.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação.18.ed. São Paulo: Cortez, 2011. 136p.
REGGIO CHILDREN. Regimento Escolar e Creches da Infância do Município de Reggio Emilia. 3.ed. Italia, Reggio Emilia, 2019. (Manuscrito).
SANS, Paulo de Tarso Cheida. Pedagogia do desenho infantil. 4.ed. Campinas: Átamo & Alínea, 2014. 114p.