O QUE NOS DIZEM OS DESENHOS DAS CRIANÇAS SOBRE A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL?

  • Angelita Santa Rosa Baldani Rede Municipal de Ensino de Ourinhos/SP
  • Jacqueline Silva da Silva Universidade do Vale do Taquari
  • Anne Heracléia de Brito e Silva CHRISFAPI
  • Iasmin Pozzebon Universidade do Vale do Taquari
Palavras-chave: Desenho, educação infantil, participação

Resumo

Este artigo decorre da pesquisa sobre “A representação do olhar da criança sobre a escola de Educação Infantil”, e propõe analisar o olhar das crianças sobre a escola de Educação Infantil por meio dos seus desenhos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como sujeitos três professoras atuantes na Educação Infantil e 64 crianças entre 3 e 6 anos de idade. As análises decorrentes dos desenhos foram organizadas em três categorias e permitem constatar que os desenhos continuam sendo possibilidades lúdicas para conhecer e explorar os interesses e as necessidades das crianças. Os desenhos também são uma forma de participação transformadora no contexto onde as crianças estão inseridas.

Biografia do Autor

Angelita Santa Rosa Baldani, Rede Municipal de Ensino de Ourinhos/SP
Mestre em Ensino pela Univates/RS, com pesquisa sobre o Ensino de Arte na Educação Infantil e o desenho como produção artística. Pós graduada em Psicopedagogia e Língua Portuguesa. Graduada em Pedagogia, Letras Literatura e Artes Visuais. Atualmente é professora de Educação Básica I da Prefeitura Municipal de Ourinhos/SP, atuando como professora formadora e pesquisadora do Grupo de Estudo A representação do olhar da criança sobre a escola de Educação Infantil.
Jacqueline Silva da Silva , Universidade do Vale do Taquari
Possui graduação em Pedagogia pela UNISC (1993), mestrado em Educação pela PUCRS (1997) e doutorado em Educação pela UFRGS (2011). Atualmente é professora Titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates em Lajeado/RS onde atua nos cursos de Pedagogia, no Mestrado e Doutorado em Ensino e no Mestrado e Doutorado profissional em Ensino de Ciências Exatas. Têm experiência na área do Ensino e da Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Processos de Ensinar e Aprender, Planejamento, Infância e Ludicidade.
Anne Heracléia de Brito e Silva, CHRISFAPI
Mestre em Gestão Pública pela FEAD. Psicóloga Escolar no Educandário Cristo e na SEDUC/Piripiri. Docente da CHRISFAPI e doutoranda em Ensino pela Univates. Bolsista do PROSUC/CAPES e pesquisadora no Grupo de Estudo A representação do olhar da criança sobre a escola de Educação Infantil.
Iasmin Pozzebon, Universidade do Vale do Taquari
Graduanda do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Taquari- Univates. Bolsista da FAPERGS.

Referências

ANDRADE, Mario de. Do desenho: In: ANDRADE, Mario de. Aspectos das artes plásticas no Brasil. 2.ed. São Paulo: Martins,1975. p.71-77.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2021. 281p.

DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. 4.ed. rev. ampl. Porto Alegre: Zouk, 2010. 160p.

DUBOVIK, Alejandra; CIPPITELLI, Alejandra. Construção e Construtividade: materiais naturais e artificiais nos jogos de construção. São Paulo: Phorte, 2018. 144p.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 4.ed. Rio de Janeiro: Record, 2000. 112p.

IAVELBERG, Rosa. Desenho na Educação Infantil. São Paulo: Melhoramentos, 2013. 144p.

IAVELBERG, Rosa. O desenho cultivado das crianças: prática e formação de educadores. 3.ed. Porto Alegre: Zouk, 2021. 200p.

PILLAR, Analice Dutra. Desenho e escrita como sistemas de representação. 2.ed. rev. ampl. Porto Alegre: Penso, 2012. 248p.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2.ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 288p.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação.18.ed. São Paulo: Cortez, 2011. 136p.

REGGIO CHILDREN. Regimento Escolar e Creches da Infância do Município de Reggio Emilia. 3.ed. Italia, Reggio Emilia, 2019. (Manuscrito).

SANS, Paulo de Tarso Cheida. Pedagogia do desenho infantil. 4.ed. Campinas: Átamo & Alínea, 2014. 114p.

Publicado
2024-06-07
Como Citar
Santa Rosa Baldani, A., Silva da Silva , J., Heracléia de Brito e Silva, A., & Pozzebon, I. (2024). O QUE NOS DIZEM OS DESENHOS DAS CRIANÇAS SOBRE A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL? . Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27035
Seção
Dossiê-Educação Infantil: da socialização adultocêntrica às culturas infantis