CORPO CRIANÇA
um conceito em construção nas pesquisas com crianças
Resumo
O presente estudo tem como objetivo apresentar uma análise conceitual da construção do conceito corpo criança à luz de teóricos do campo dos estudos da criança e suas infâncias e de estudos com crianças realizados por um grupo de pesquisa que tem se debruçado sobre os estudos do corpo criança em movimento. Aborda-se sobre o corpo criança a partir do protagonismo infantil e da escuta da criança. Conclui-se que o conceito corpo criança se estrutura a partir da concepção de infância como categoria geracional que se expressa no mundo por meio dos seus movimentos, isto é, uma linguagem da infância.Referências
ALESSI, Viviane Maria. As linguagens dos bebês na Educação Infantil: diálogos do círculo de Bakhtin com Henri Wallon. 2017.142f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
ALESSI, Viviane Maria; GARANHANI, Marynelma Camargo. Bakhtin, Wallon e as linguagens dos bebês. Curitiba: UFPR, 2019. 142p.
ARENHART, Deise. Culturas infantis e desigualdades sociais. Petrópolis: Vozes, 2016. 208p.
ARROYO, Miguel G.; SILVA, Mauricio Roberto da. Apresentação. In: ARROYO, Miguel G.; SILVA, Mauricio Roberto da. Corpo-infância: exercícios tensos de ser criança. Por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis: Vozes, 2012.376p.
BARBOSA, Raquel Firmino Magalhães; MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio; MELLO, André da Silva. Brincadeiras lúdico-agressivas: tensões e possibilidades no cotidiano na educação infantil, Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 1., p. 159-170, jan./mar. de 2017.
BUSS-SIMÃO, Márcia. Experiências sensoriais, expressiva, corporais e de movimento na Educação Infantil. In: MORO, Catarina; VIEIRA, Daniele Marques (orgs). Leituras em Educação Infantil: contribuições para a formação docente. Curitiba: NEPIE/UFPR, 2019. 266p.
CAMARGO, Gisele Brandelero. A travessia da Educação Infantil para os anos iniciais do Ensino Fundamental: a experiência da criança. 2020. 115 f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
CAMARGO, Gisele Brandalero; PAULA, Déborah Helenise Lemes de; LUNARDON, Aline Maria. O corpo criança em movimento: um conceito em construção, 7⁰ Seminário de Grupos de Pesquisa sobre crianças e infâncias (GRUPECI), Natal, 2021.
FILHO, Nelson Figueiredo de Andrade. Experiências de movimento corporal de crianças no cotidiano da educação infantil. 2011. 254 p. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.
FERNANDES, Natália; SOUZA, Luciana França. Da afonia à voz das crianças nas pesquisas: uma compreensão crítica do conceito de voz, Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 5, n. 15, p. 970-986, 11 out. 2020.
GARANHANI, Marynelma Camargo; MARTINS, Rita de Cássia; ALESSI, Viviane Maria. Instrumentos e procedimentos metodológicos para pesquisa com crianças: desafios e proposições. In: ENS, Romilda Teodora; GARANHANI, Marynelma Camargo (org). Pesquisa com crianças e a formação de professores. Curitiba: PUCPRess, 2015. pp.311-336.
GARANHANI, Marynelma Camargo; PAULA, Déborah Helenise Lemes de. Notas sobre a educação do corpo da criança em movimento. In: GONÇALVES, Jean Carlos; GARANHANI, Marynelma Camargo, GONÇALVES, Michelle Bocchi. Linguagem, corpo e estética na educação. 1ed. São Paulo: Hucitec, 2020. pp.85-96.
GARANHANI, Marynelma Camargo; ALESSI, Viviane Maria. Desafios metodológicos da pesquisa com crianças: Reflexões e Proposições. In: CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Percursos investigativos em pesquisas com (sobre/para) crianças na Educação Infantil. Porto Alegre: Cirkula, 2022. pp.11-139.
JAMES, Allison; JENKS, Chris; PROUT, Alan. O Corpo e a Infância. In: KOHAN, Walter Omar; KENNEDY, David (org). Filosofia e Infância: Possibilidades de um encontro. Petrópolis: Vozes, 1999. pp.207-239.
LATUR, Bruno. We have never been modern. Hemel Hempstead: Harvester Wheatsheaf, 1993. 164p.
LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Petrópolis: Vozes, 2009. 104p.
LE BRETON, David. Antropologia do corpo e modernidade. Petrópolis: Vozes, 2012. 408p.
LE BRETON, David. Antropologia dos sentidos. Petrópolis: Vozes, 2016. 552p.
LIEBEL, Manfred. Protagonismo Infantil. Children´s Protagonism. In: TOMÁS, Catarina et al. Key concepts on Sociology of Childhood: Global Perspectives. Minho: UMinho Editora, 2021. pp.415-421.
MARTINS, Rita de Cássia. A organização do espaço na Educação Infantil: o que contam as crianças? 2010. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.
MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza.; NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. Corpo, natureza e cultura: contribuições para a educação, Revista Brasileira de Educação, n.27, p. 125-137, set/2004.
MONTEIRO, Tatiane Lopes. A comunicação da criança sobre suas aprendizagens na pedagogia de projetos: em foco o corpo em movimento. 2012. 137f. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Curitiba, 2012.
NARANJO, Juan. Casa das estrelas: o universo pelo olhar das crianças. 2.ed. São Paulo: Planeta, 2019. 144p.
NETO, Carlos. Libertem as crianças: a urgência de brincar e ser ativo. Lisboa: Contraponto editores, 2020. 240p.
OLIVEIRA e SILVA, Isabel de; LUZ, Iza Rodrigues da; FILHO, Luciano Mendes de Faria. Grupos de pesquisa sobre infância, criança e educação infantil no Brasil: primeiras aproximações, Revista Brasileira de Educação, v.15, n.43, p.84-97, abr. 2010.
PROUT, Alan. Childhood bodies: Construction, Agency and Hybridity. In: PROUT, Alan (org). The body, childhood and Society. Nova York: St. Martins Press, INC, 2000. pp.1-18.
PROUT, Alan (org). The body, childhood and Society. Nova York: St. Martins Press, INC, 2000. 211p.
PROUT, Alan. Reconsiderando a nova sociologia da infância, Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, p.729-750, set./dez. 2010.
QVORTRUP, Jens. A infância enquanto categoria estrutural, Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.2, p. 631-643, maio/ago. 2010.
RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. 1ed. São Paulo: Paz & Terra, 2012. 398p.
SANTOS, Emanuele Sartori dos; GARANHANI, Marynelma Camargo; PAULA, Déborah Helenise Lemes de. Os bebês no contexto das brincadeiras de aventura: um ensaio de análise, Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, p.1-21, 2023.
SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz. Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto, Portugal: Edições ASA, 2004. pp.9-34.
SARMENTO, Manuel Jacinto. [Orelha do livro]. In: ARROYO, Miguel. G.; SILVA, Mauricio Roberto da. Corpo infância: exercícios tensos de ser criança. Por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis: Vozes, 2012. s.p.
SPRÉA, Nélio Eduardo. A proibição das brincadeiras: um estudo sobre a experiência lúdica infantil na escola. 2018. 299f. Tese (doutorado). Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Curitiba, 2018.