CORPO CRIANÇA

um conceito em construção nas pesquisas com crianças

  • Marynelma Camargo Garanhani Universidade Federal do Paraná
  • Déborah Helenise Lemes de Paula Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR
  • Gisele Brandelero Camargo Universidade Estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave: Corpo criança, corpo criança em movimento, protagonismo infantil, escuta da criança

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar uma análise conceitual da construção do conceito corpo criança à luz de teóricos do campo dos estudos da criança e suas infâncias e de estudos com crianças realizados por um grupo de pesquisa que tem se debruçado sobre os estudos do corpo criança em movimento. Aborda-se sobre o corpo criança a partir do protagonismo infantil e da escuta da criança. Conclui-se que o conceito corpo criança se estrutura a partir da concepção de infância como categoria geracional que se expressa no mundo por meio dos seus movimentos, isto é, uma linguagem da infância.

Biografia do Autor

Marynelma Camargo Garanhani, Universidade Federal do Paraná
Doutora em Educação. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR. Coordenadora do Grupo de Pesquisa EDUCAMOVIMENTO do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância e Educação Infantil (NEPEI-UFPR), a qual é líder. Investiga temáticas sobre corpo, gestos e movimentos na formação humana; cultura infantil e pesquisa com crianças; docência na Educação Infantil e Educação Física na escola.
Déborah Helenise Lemes de Paula, Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR
Doutora em Educação. Professora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Integrante do Grupo de Pesquisa EDUCAMOVIMENTO do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância e Educação Infantil (NEPEI-UFPR). Investiga temáticas sobre crianças e suas infâncias, corpo criança em movimento, Parkour e brincadeiras em contextos de aventura.
Gisele Brandelero Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UEPG. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa EDUCAMOVIMENTO do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância e Educação Infantil (NEPEI-UFPR). Líder do Grupo de Estudos das Crianças, Cultura e Educação (GEICE UEPG). Investiga temáticas na Educação Infantil, Culturas Infantis e Protagonismo do Corpo Criança, pelo viés da Sociologia da Infância.

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Publicado
2024-06-07
Como Citar
Camargo Garanhani, M., Lemes de Paula, D. H., & Brandelero Camargo, G. (2024). CORPO CRIANÇA: um conceito em construção nas pesquisas com crianças. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27036
Seção
Dossiê-Educação Infantil: da socialização adultocêntrica às culturas infantis