A ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS/AMBIENTES NA CRECHE

diálogos entre formação, conceitos e escolhas

  • Juliana Bueno Machinski Rede Municipal de ensino de Castro/RS
  • Daiana Camargo Universidade Estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave: Educação infantil, bebês, espaços, ambientes

Resumo

Consideramos que a construção de ambientes e espaços planejados é fundamental para pensar a infância e como os pequenos se movimentam, mobilizam e socializam por meio dele. Dessa forma, visamos compreender como se constituem as rotinas e o uso dos espaços-ambientes no cotidiano da creche. Assim, ressaltamos ser necessário um aprofundamento das concepções de rotinas, espaços e tempos na Educação Infantil por parte das professoras e equipes, a fim de que sejam possíveis transformações no ambiente/espaço partindo de ações simples do cotidiano, superando a fragmentação do tempo e a constituição de ambientes disciplinadores.

Biografia do Autor

Juliana Bueno Machinski , Rede Municipal de ensino de Castro/RS
Graduada em Pedagogia na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora Municipal de Educação Infantil em Castro/PR.
Daiana Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Doutora em Ciências de la Educación pela Universidad Nacional de La Plata -AR (2018). Professora no Departamento de Pedagogia - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Infantil – GEPEEDI (CNPq-UEPG). E-mail: camargo.daiana@hotmail.com

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Publicado
2024-06-07
Como Citar
Bueno Machinski , J., & Camargo, D. (2024). A ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS/AMBIENTES NA CRECHE: diálogos entre formação, conceitos e escolhas. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27037
Seção
Dossiê-Educação Infantil: da socialização adultocêntrica às culturas infantis