A ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS/AMBIENTES NA CRECHE

diálogos entre formação, conceitos e escolhas

  • Juliana Bueno Machinski Rede Municipal de ensino de Castro/RS
  • Daiana Camargo Universidade Estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave: Educação infantil, bebês, espaços, ambientes

Resumo

Consideramos que a construção de ambientes e espaços planejados é fundamental para pensar a infância e como os pequenos se movimentam, mobilizam e socializam por meio dele. Dessa forma, visamos compreender como se constituem as rotinas e o uso dos espaços-ambientes no cotidiano da creche. Assim, ressaltamos ser necessário um aprofundamento das concepções de rotinas, espaços e tempos na Educação Infantil por parte das professoras e equipes, a fim de que sejam possíveis transformações no ambiente/espaço partindo de ações simples do cotidiano, superando a fragmentação do tempo e a constituição de ambientes disciplinadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Bueno Machinski , Rede Municipal de ensino de Castro/RS
Graduada em Pedagogia na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora Municipal de Educação Infantil em Castro/PR.
Daiana Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Doutora em Ciências de la Educación pela Universidad Nacional de La Plata -AR (2018). Professora no Departamento de Pedagogia - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Infantil – GEPEEDI (CNPq-UEPG). E-mail: camargo.daiana@hotmail.com

Referências

ABREU, Bárbara Cecília Marques; DORNELLES, Leni Vieira. Bebês como potência de vida: corporeidade e sensorialidade na Educação Infantil. 1.ed. São Carlos: Pedro & João, 2021. 107p.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força: rotinas na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006. 240p.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; RICHTER, Sandra Regina Simonis. Campos de Experiência: uma possibilidade para interrogar o currículo. In: FINCO, Daniela; BARBOSA, Maria Carmen Silveira; FARIA, Ana Lúcia Goulart de. (org.). Campos de experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. Campinas, SP: Leitura Crítica, 2015. pp.185-198.

BRAGATTO, Ana Cristina. Professoras de crianças de 0 a 3 anos: dialogando sobre seus percursos formativos e os desafios enfrentados. 2013. 327f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010. 36p.

BRASIL. Parâmetros básicos de infra-estrutura para instituições de educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2006a. 45p.

BRASIL. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2006b. v.1. 64p.

BRASIL. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2006c. v.2. 64p.

BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 20/2009, aprovado em 11 de novembro de 2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 9 dez. 2009.

CAMPOS-DE-CARVALHO, Mara Ignez; MENEGHINI, Renata. Estruturando a sala. In: ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde et al. (org.). Os fazeres na educação infantil. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2002. pp.150-152.

CARVALHO, Maria Inez da Silva de Souza; SÂMIA, Mônica. Aprender a escutar crianças: um dispositivo de formação, Saber & Educar, [s.l.], v.21, pp.40-49, 2016.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Como vai a Arte na Educação Infantil? Revista Apotheke, Florianópolis, v.5, n.3, pp.10-24, 2019.

FORNEIRO, Lina Iglesias. A organização dos espaços na Educação Infantil. In: ZABALZA, Miguel. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2011. pp.229-281.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2007. 288p.

HILLESHEIM, Betina; GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima. De que infância nos fala a psicologia do desenvolvimento? Algumas reflexões, Psicologia da Educação, São Paulo, n.25, p.75-92, dez. 2007.

HORN, Maria da Graça Souza. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004. 120p.

HORN, Maria da Graça Souza; GOBBATO, Carolina. percorrendo trajetos e vivendo diferentes espaços com crianças pequenas. In: FLORES, Maria Luiza R.; ALBUQUERQUE, Simone S. de (org.). Implementação do ProInfância no Rio Grande do Sul: perspectivas políticas e pedagógicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. pp.69-84.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade, Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.17, n.3, pp.621-626, 2012.

MORENO, Gilmara Lupion. O ensinar para além do cuidar: uma análise do trabalho pedagógico no berçário. In: XII Educere − Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. Anais do XII Educere. Curitiba: PUCPR, 2015.

MORENO, Gilmara Lupion.; PIRES, Adriane Regina Scaranti. Rotina e escola infantil: organizando o cotidiano de crianças de 0 a 5 anos. In: XII Educere − Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. Anais do XII Educere. Curitiba: PUCPR, 2015.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de et al. O trabalho do professor na Educação Infantil. 3.ed. São Paulo: Biruta, 2019. 376p.

PARANÁ. Resolução SESA nº 162/2005, de 04 de fevereiro de 2005. Estabelece as exigências sanitárias para os Centros de Educação Infantil. Diário Oficial Executivo, Curitiba, PR, 14 fev. 2005.

RAMOS, Daniela Karine et al. Elaboração de questionários: algumas contribuições, Research, Society and Development, [s.l.], v.18, p.1-18, 2019.

SANTOS, Digilaini Machado dos. Entrelaçando vozes e embalando experiências: as percepções dos professores sobre a organização dos espaços para a promoção do protagonismo infantil. 2021. 157p. Dissertação (Mestrado em Ensino). Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2021.

SCHMITT, Rosinete Valdeci. As relações sociais entre professoras, bebês e crianças pequenas: contornos da ação docente. 2014. 282f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

TIRIBA, Lea. Educação Infantil como direito e alegria: em busca de pedagogias ecológicas, populares, libertárias. São Paulo: Paz e Terra, 2018. 308p.

VIEIRA, Daniele Marques. O espaço-ambiente em uma perspectiva estético-didática para pensar a prática educativa e o currículo na educação infantil, Linhas, Florianópolis, v.19, p.161-137, 2018.

YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016. 336p.

Publicado
2024-06-07
Como Citar
Bueno Machinski , J., & Camargo, D. (2024). A ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS/AMBIENTES NA CRECHE: diálogos entre formação, conceitos e escolhas. Cadernos De Educação, (68). https://doi.org/10.15210/caduc.vi68.27037
Seção
Dossiê-Educação Infantil: da socialização adultocêntrica às culturas infantis