O FENÔMENO DA PÓS-VERDADE E A EDUCAÇÃO

Palavras-chave: pós-verdade; educação; Hannah Arendt.

Resumo

A pós-verdade é um conceito que evidencia a preponderância das crenças e das emoções em detrimento dos acontecimentos e da indiferença entre verdade e mentira. Se o contexto da pós-verdade pode conduzir à perda do mundo comum, na medida em que o mundo é sustentado pela verdade, quais suas consequências para a educação? O que ensinar no contexto da pós-verdade? Desse modo, a presente investigação visa compreender as condições de possibilidade da educação e do ensino escolar e sua relação mais ampla com a política investigando, ademais, sobre como e o que ensinar em tais condições.

Biografia do Autor

Cleriston Petry, Universidade Federal de Mato Grosso
Professor Adjunto – classe C do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), núcleo UFMT. É Doutor em Educação (2017), com estágio doutoral na Universidad Carlos III de Madrid (2015-2016), Mestre em Educação (2012), Especialista em Administração Escolar (2012) e Licenciado em Filosofia (2009) pela Universidade de Passo Fundo (UPF/RS). Coordena o projeto de pesquisa "Catástrofe e educação: filosofia para um mundo fora dos eixos".
Mauricio Rebelo Martin, Universidade Federal da Paraíba
Professor Adjunto do Quadro Efetivo da Universidade Federal da Paraíba. Licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (2006) e Mestrado em Educação pela mesma Instituição (2009). Doutor em Filosofia e História da Educação pela UNICAMP com estágio Doutoral pela Universidade de Valencia na Espanha. Tem experiência na área de Filosofia, Sociologia, Ética, Educação Especial, Pedagogia e Teatro. Atualmente é Chefe do Departamento de Educação do Campus III da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado
2024-10-10
Como Citar
Petry, C., & Rebelo Martin, M. (2024). O FENÔMENO DA PÓS-VERDADE E A EDUCAÇÃO. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27050
Seção
Artigos