DA SOCIALIZAÇÃO ADULTOCÊNTRICA ÀS CULTURAS INFANTIS

Adultos e Crianças no Contexto da Educação Infantil

  • Altino José Martins Filho UDESC - Universidade Estadual de Santa Catarina
Palavras-chave: Educação Infantil, socialização, culturas infantis

Resumo

Este estudo diz respeito a uma pesquisa na área da Educação Infantil, cujo objetivo principal foi descrever, analisar e interpretar as dinâmicas das relações que adultos e crianças estabelecem entre si nos espaços e tempos em que convivem no interior de uma instituição educativa. A fim de capturar as dinâmicas das relações sociais, foi utilizada uma metodologia de orientação etnográfica e recursos de registros escritos e fotográficos. Com a finalidade de ampliar o olhar sobre aquela realidade social, efetuou-se um estudo socioespacial da instituição e dos sujeitos nela envolvidos. Buscando o apoio da Sociologia da Infância e da Pedagogia da Infância, dirigiu-se o foco da análise para as relações travadas entre adultos e crianças, e destas entre si, como atores sociais ativos nos processos de socialização. Pelas categorias de análise elaboradas para tal fim, pôde-se perceber que, tanto nas relações de conflito e tensão como nas de maior harmonia, adultos e crianças produzem representações simbólicas a respeito do mundo com o qual interagem e, no caso das crianças, a elaboração das culturas infantis.

Biografia do Autor

Altino José Martins Filho, UDESC - Universidade Estadual de Santa Catarina
Doutor em Educação (UFRGS). Docente da Universidade do Estado de Santa Catariana (UDESC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisador do Laboratório Didática e Formação Docente (NAPE).

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Publicado
2024-06-07
Como Citar
Martins Filho, A. J. (2024). DA SOCIALIZAÇÃO ADULTOCÊNTRICA ÀS CULTURAS INFANTIS : Adultos e Crianças no Contexto da Educação Infantil. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27138
Seção
Dossiê-Educação Infantil: da socialização adultocêntrica às culturas infantis