ENTRETEMPOS E ENTREMEIOS DOS ENCONTROS SENSÍVEIS DOS BEBÊS COM A ARTE E CULTURA

  • Lilian Cristina de Souza Instituto Federal Catarinense - IFC
  • Natália Fernandes Universidade do Minho
Palavras-chave: Bebê, creche, experiência, cultura

Resumo

O texto discute oportunidades singulares nos encontros dos bebês com a arte e a cultura. Utilizando o método etnográfico, o objetivo é mostrar o que as formas de sensibilidades infantis nos mostram durante as vivências, e como os bebês se revelam agentes de cultura. Baseando-se num corpus de dados originados com bebês até três anos de idade, ocorridos num percurso de oito meses numa creche municipal, no sul do país. Procuramos descrever as suas experiências sensíveis durante os movimentos e as reações dos adultos, a busca de conforto, a adaptação e socialização na experiência autônoma de fruição e o papel dessas experiências. As conclusões regressam ao lugar das emoções e às formas constitutivas dessas experiências.

Biografia do Autor

Lilian Cristina de Souza, Instituto Federal Catarinense - IFC
Mestre em Educação pela Universidade do Vale de Itajaí e Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, especialidade em Infância, Cultura e Sociedade. Atuou como alfabetizadora, gerente de Ensino, coordenadora pedagógica na área da Infância. Foi docente da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), no curso de Pedagogia e em cursos de pós-graduação e formação continuada de professores em rede municipal. Atualmente é pedagoga no Instituto Federal Catarinense (IFC). Tem vasta experiência na educação infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, cultura, fruição artístico-cultural e estética para criança/educação infantil; infância; saberes docentes e o brincar heurístico na educação infantil.
Natália Fernandes, Universidade do Minho
Doutorado em Estudos da Criança pela Universidade do Minho. Professora Associada com Agregação na Universidade do Minho, Instituto de Educação, Departamento de Ciência Sociais da Educação. Atua na área da Sociologia da Infância, com os seguintes interesses de investigação: direitos das crianças, novos paradigmas de investigação com crianças e questões éticas. Autora de publicações individuais e em parceria, em livros e revistas, bem como participação em congressos nacionais e internacionais, onde discute a questão dos direitos de participação das crianças e a visibilidade das crianças como cidadãos e sujeitos de direitos. Integra algumas redes europeias em Direitos da Criança, nomeadamente a Children’s Rights European Academic Network, da qual é fundadora e atual cocoordenadora.

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Publicado
2024-06-07
Como Citar
Cristina de Souza, L., & Fernandes, N. (2024). ENTRETEMPOS E ENTREMEIOS DOS ENCONTROS SENSÍVEIS DOS BEBÊS COM A ARTE E CULTURA. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27140
Seção
Dossiê-Educação Infantil: da socialização adultocêntrica às culturas infantis