SOCIALIZAÇÃO ADULTOCÊNTRICA E CULTURAS INFANTIS

que lugar ocupa a criança na relação da família com a escola?

  • Teresa Sarmento Universidade do Minho
Palavras-chave: Participação infantil, Criança, Socialização

Resumo

O artigo aborda o interesse crescente nos estudos sobre/para/com crianças, destacando a participação ativa das mesmas na sociedade, a começar pelos espaços educativos. É afirmada a concepção da criança como cidadã, que vive entre contextos, particularmente a família e a escola, destacando-se a importância de reconhecer sua agência e voz. A participação das crianças em relações interativas é crucial para a formação de cidadãos participativos, mas enfrenta obstáculos como a visão adultocêntrica e o desrespeito pelas culturas infantis. São também discutidas a influência das crianças na vida dos adultos e a necessidade de repensar modelos educativos. Conclui-se que é essencial reconhecer as crianças como agentes sociais e promover uma abordagem mais emancipatória da educação de infância.

Biografia do Autor

Teresa Sarmento, Universidade do Minho
Professora associada no Instituto de Educação, Universidade do Minho, em Braga. Membro do Departamento de Ciências Sociais da Educação e Investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC).

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Publicado
2024-06-07
Como Citar
Sarmento, T. (2024). SOCIALIZAÇÃO ADULTOCÊNTRICA E CULTURAS INFANTIS: que lugar ocupa a criança na relação da família com a escola?. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27141
Seção
Dossiê-Educação Infantil: da socialização adultocêntrica às culturas infantis