SOCIALIZAÇÃO ADULTOCÊNTRICA E CULTURAS INFANTIS
que lugar ocupa a criança na relação da família com a escola?
Resumo
O artigo aborda o interesse crescente nos estudos sobre/para/com crianças, destacando a participação ativa das mesmas na sociedade, a começar pelos espaços educativos. É afirmada a concepção da criança como cidadã, que vive entre contextos, particularmente a família e a escola, destacando-se a importância de reconhecer sua agência e voz. A participação das crianças em relações interativas é crucial para a formação de cidadãos participativos, mas enfrenta obstáculos como a visão adultocêntrica e o desrespeito pelas culturas infantis. São também discutidas a influência das crianças na vida dos adultos e a necessidade de repensar modelos educativos. Conclui-se que é essencial reconhecer as crianças como agentes sociais e promover uma abordagem mais emancipatória da educação de infância.Downloads
Referências
ALMEIDA, Ana Nunes de; GUERREIRO, Maria das Dores; LOBO, Cristina; TORRES, Anália; WALL, Karin. Relações familiares: mudança e diversidade. In: VIEGAS, José Manuel Leite; COSTA, António Firmino da (orgs.). Portugal, que Modernidade? Oeiras: Celta Editora, 1998. pp.45-78.
BRONFENBRENNER, Urie. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. 267p.
CHAMBOREDON, Jean; PRÉVÔT, Jean. Le « métier d’enfant», prime enfance et école maternelle, Revue française de sociologie, Paris, XIV, n. 3, pp.295-335, 1973.
CORREIA, José Alberto. Relações entre escola e comunidade: da lógica da exterioridade à lógica da interpelação, Aprender, Escola Superior de Educação de Porto Alegre, Porto, n. 22, pp.129-134, jul.1999.
DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003. 264p.
FERNANDES, Natália. Infância Direitos e Participação: Representações, Práticas e Poderes. Porto: Afrontamento, 2009. 362p.
FERREIRA, Manuela. Do “Avesso” do Brincar ou… as Relações entre Pares, as Rotinas da Cultura Infantil e a Construção da(s) Ordem(ens) Social(ais) Instituinte(s) das Crianças no Jardim de Infância. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz. Crianças e Miúdos. Perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Edições ASA, 2004. pp.55-104.
GARCEZ, Zaida Maria Morais Lima. Crianças educam adultos. 2001. Dissertação (Mestrado), Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. Braga, 2001.
GIDDENS, Antony. O mundo na era da globalização. Lisboa: Editorial Presença, 2002. 91p.
JANS, Marc. Children as citizens: towards a contemporary notion of child participation. 2004. Disponível em http://chd.sagepub.com/cgi/content/abstract/11/1/27
MEAD, Margaret. O Conflito de Gerações. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1970. 173p.
PERRENOUD, Philippe. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora, 1995. 240p.
QUINTEIRO, Jucirema. O Direito à Infância na Escola: por uma Educação contra a Barbárie. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz. Crianças e Miúdos. Perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Edições ASA, 2004. pp.163-180.
RAVN, Birte. An ambiguous relationship. Challenges and contradictionsin the field of Family-School-Community Partnership. Questioning the discourse of partnership. Family-School Community Partnerships – Merging into Social Development. Oviedo: ERNAPE, 2005. Manuscrito.
ROCHA, Cristina. Relação escola-família: Da inevitabilidade implícita à inevitabilidade da sua explicitação. In: STOER, Stephen R.; SILVA, Pedro (org.). Escola-Família: Uma relação em processo de reconfiguração. Porto: Porto Editora, 2005. pp.138-143.
ROCHE, Jeremy. Children, rights, participation and citizenship, Childhood, Noruega, v. 4, n.6, pp. 475-493, 1999.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Culturas Infantis e Interculturalidade. In: DORNELLES, Leni Vieira (org.) Produzindo Pedagogias Interculturais na Infância. Petrópolis: Editora Vozes, 2007. pp.19-40.
SARMENTO, Teresa. (Re)pensar a interacção escola-família, Revista Portuguesa de Educação, Lisboa, n.18, p. 53-75, 2005.
SARMENTO, Teresa; MARQUES, Joaquim. A participação das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas. In: SILVA, Pedro (org.). Escolas, Famílias e Lares - um caleidoscópio de olhares. Porto: Profedições, 2007. pp.67-89.
SILVA, Pedro. Escola-Família. Uma Relação Armadilhada – Interculturalidade e Relações de Poder. Porto: Edições Afrontamento, 2003. 412p.
SILVA, Pedro. Pais, professores e associações de pais: Uma relação em que uns são mais iguais do que outros. In: STOER, Stephen R.; SILVA, Pedro (org.). Escola-Família: Uma relação em processo de reconfiguração. Porto: Porto Editora, 2005. pp.115-137.
SIROTA, Régine. Le métier d’élève. In: FORQUIN, Jean-Claude (dir.). Sociologie de l’éducation: nouvelles aproches, nouveaux objets. Paris: ENS Éditions, 1993. pp.149-172.
WALL, Karin. Famílias no Campo. Passado e presente em duas freguesias do Baixo Minho. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1998. 373p.