SOCIALIZAÇÃO ADULTOCÊNTRICA E CULTURAS INFANTIS

que lugar ocupa a criança na relação da família com a escola?

  • Teresa Sarmento Universidade do Minho
Palavras-chave: Participação infantil, Criança, Socialização

Resumo

O artigo aborda o interesse crescente nos estudos sobre/para/com crianças, destacando a participação ativa das mesmas na sociedade, a começar pelos espaços educativos. É afirmada a concepção da criança como cidadã, que vive entre contextos, particularmente a família e a escola, destacando-se a importância de reconhecer sua agência e voz. A participação das crianças em relações interativas é crucial para a formação de cidadãos participativos, mas enfrenta obstáculos como a visão adultocêntrica e o desrespeito pelas culturas infantis. São também discutidas a influência das crianças na vida dos adultos e a necessidade de repensar modelos educativos. Conclui-se que é essencial reconhecer as crianças como agentes sociais e promover uma abordagem mais emancipatória da educação de infância.

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Biografia do Autor

Teresa Sarmento, Universidade do Minho
Professora associada no Instituto de Educação, Universidade do Minho, em Braga. Membro do Departamento de Ciências Sociais da Educação e Investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC).

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Publicado
2024-06-07
Como Citar
Sarmento, T. (2024). SOCIALIZAÇÃO ADULTOCÊNTRICA E CULTURAS INFANTIS: que lugar ocupa a criança na relação da família com a escola?. Cadernos De Educação, (68). https://doi.org/10.15210/caduc.vi68.27141
Seção
Dossiê-Educação Infantil: da socialização adultocêntrica às culturas infantis