A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA

o delineamento da política nacional no âmbito do MEC nas décadas de 1990-2000

  • Andréia do Carmo Prefeitura Municipal de Florianópolis
  • Julice Dias Universidade do Estado de Santa Catarina
Palavras-chave: Educação Infantil, Política Nacional de Educação Infantil, COEDI, Políticas Públicas

Resumo

A entrevista com Ângela Maria Rabelo Ferreira Barreto e Rita de Cássia de Freitas Coelho aborda como o termo qualidade foi assumido pelo Ministério da Educação no delineamento da Política Nacional para a Educação Infantil nas décadas de 1990- 2000, período em que foram gestoras públicas federais. Destaca suas contribuições para as Políticas Públicas da Educação Infantil brasileira, sobretudo, pela forma democrática como consolidaram parcerias com militantes, pesquisadores e gestores de órgãos públicos. Evidencia que esta etapa educativa perdeu espaço na agenda das políticas públicas para consolidá-la como educação pública, gratuita e de qualidade. 

Biografia do Autor

Andréia do Carmo, Prefeitura Municipal de Florianópolis
Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Integra o Coletivo Ciranda, Grupo de Pesquisa Infância, Cidadania e Redes Educativas (UDESC). Supervisora escolar da Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Tem experiência de pesquisa em avaliação da Educação Infantil, avaliação de contexto, documentação pedagógica, formação docente e políticas públicas em Educação Infantil.
Julice Dias, Universidade do Estado de Santa Catarina
Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, cuja tese de doutoramento "(Pré)-escola, cidade, famílias: produção de comunidades de sentido em cadeias ritualísticas de interação (1980-1999)", sob orientação da Prof.ª Dr.ª Alda Junqueira Marin, foi defendida em julho de 2009. Mestre em Educação, pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), cuja dissertação foi defendida em fevereiro de 2003, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Eliana Bhering, intitulada "Um estudo sobre a interação adulto/crianças em grupos de idades mistas na educação infantil." Pedagoga pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994). Atualmente é professora do Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Integra o Coletivo Ciranda - Grupo de Pesquisa Infância, Cidadania e Redes Educativas , na mesma Universidade.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação da infância, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, planejamento, currículo, aprendizagem e formação de professores. Tem vasta experiência em formação continuada de docentes universitários e professores da educação infantil e ensino fundamental. Possui também experiência ampla em assessoria pedagógica a Prefeituras no que tange à elaboração de propostas curriculares e programas de formação docente na modalidade continuada. Responde pela Direção de Ensino do Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Gestão 2021-2025.

Referências

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Publicado
2024-06-21
Como Citar
do Carmo, A., & Dias, J. (2024). A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: o delineamento da política nacional no âmbito do MEC nas décadas de 1990-2000 . Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27169
Seção
Entrevistas