RELAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL

revisão integrativa sobre a transição entre as etapas

  • Daniel Santos Braga Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Levindo Diniz Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: relação entre etapas, transição entre etapas, educação infantil, ensino fundamental

Resumo

O artigo aborda a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, analisada no contexto internacional e nacional. Foi realizada uma revisão integrativa de estudos brasileiros sobre a passagem da pré-escola para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Observou-se um aumento do interesse pelo tema nas últimas décadas. A análise das evidências revela que há pouca relação institucionalizada entre as duas etapas no Brasil, o que pode afetar a transição das crianças. No entanto, pesquisas recentes têm apresentado resultados positivos sobre a articulação entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Daniel Santos Braga, Universidade do Estado de Minas Gerais
Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais – Ibirité e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana da Faculdade de Educação da UEMG. Doutor em Educação pela UFMG. Áreas de Interesse: políticas públicas; infâncias, desigualdades educacionais, qualidade da educação.
Levindo Diniz Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais
Professor Associado da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Educação e Graduado em Pedagogia. Tem experiências como pesquisador e docente nos campos da educação e infância especialmente nos temas: Educação Integral; Infancia e território; Cidadania na infância. É membro do grupo TEIA - Territórios Educação Integral e Cidadania e do NEPEI - Núcleo de Pesquisa sobre Infância e Educação Infantil ambos da Faculdade de Educação da UFMG. É editor-assistente dos periódicos: Educação em Revista (UFMG) Sociedad e Infâncias (UC Madrid).

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Publicado
2024-07-03
Como Citar
Santos Braga, D., & Carvalho, L. D. (2024). RELAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL : revisão integrativa sobre a transição entre as etapas. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27171
Seção
Artigos