DIFERENTES ABORDAGENS TEÓRICAS SOBRE O CONCEITO DE "PRÁTICAS DOCENTES"

primeiras aproximações

  • Júlio Emílio Diniz-Pereira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ingrid Lorena Torres Gamez Universidade Federal de Minas Gerais
  • Regina Aparecida Correa Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Práticas docentes, Contexto, Subjetividade e objetividade

Resumo

Este artigo tem como propósito discutir teoricamente o conceito de “práticas docentes” a partir de quatro ângulos de análise: o contexto, a relação entre o objetivo e o subjetivo, a institucionalidade e a autonomia. Por meio de uma revisão sistemática e um diálogo com a produção acadêmica da área, a intenção foi estabelecer um debate com diferentes abordagens teóricas sobre esse conceito. As conclusões sugerem, entre outras coisas, o uso do termo “práticas docentes” apenas no plural em razão da complexidade e dinamicidade desse conceito, tendo em vista que ele sofre a interferência de diversos fatores, como os sociais, os culturais, os pessoais, os contextuais e os institucionais.

Biografia do Autor

Júlio Emílio Diniz-Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutor em Educação (mais especificamente em Sociologia do Currículo e da Formação de Professores) pela University of Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Professor Efetivo do Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FaE/UFMG. Membro-fundador do Grupo de Pesquisas sobre Profissão Docente (PRODOC). Pesquisador no campo da docência e da formação de professoras/es. 
Ingrid Lorena Torres Gamez, Universidade Federal de Minas Gerais
Licenciada em Ciencias Sociales, Especialista em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Especialista em Epistemologias do Sul, Magister em História, estudante do Doutorado Latinoamericano em Educação e Políticas Públicas na Universidade Federal de Minas Gerais. Com experiência na área educacional, docência, formação de professores, assessoria e formulação de estratégias pedagógicas; membro do Coletivo de História Oral da Colômbia, assistente e palestrante em eventos acadêmicos nacionais e internacionais.
Regina Aparecida Correa, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutora em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Pedagoga pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (Unifeg). Trabalha como Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Possui interesse em temas relacionados à docência, formação de professores, alfabetização e letramento.

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Publicado
2024-11-05
Como Citar
Diniz-Pereira, J. E., Torres Gamez, I. L., & Aparecida Correa, R. (2024). DIFERENTES ABORDAGENS TEÓRICAS SOBRE O CONCEITO DE "PRÁTICAS DOCENTES": primeiras aproximações. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27174
Seção
Artigos