PATOLOGIAS SOCIAIS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA

Início de um diálogo fenomenológico em Merleau-Ponty e Freire

  • Bruna Cristina Prolo Massola Universidade Federal de Mato Grosso
  • Osnir Pereira Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Luiz Augusto Passos Universidade Federal de Mato Grosso
Palavras-chave: educação química; fenomenologia; ensaio teórico.

Resumo

Este ensaio teórico contextualiza a educação como um meio essencial para a transformação social e discute como as Patologias Sociais, definidas como desvios das práticas normativas que geram transtornos
emocionais e sociais, se relacionam com a Educação Química, destacando desigualdades no acesso à educação e à qualidade do ensino. Propõe uma abordagem dialógica e fenomenológica para compreender essas relações. Para superar os efeitos nocivos das Patologias Sociais, propõe um olhar crítico sobre as relações educacionais e a ênfase na formação humana em sua totalidade, concluindo que a Educação Química deve ser abordada em sua relação com as diversidades culturais e sociais, respeitando-as.

Biografia do Autor

Bruna Cristina Prolo Massola , Universidade Federal de Mato Grosso

Educadora Química, pesquisadora e investigadora em fenômenos da educação. Graduada em Licenciatura Plena em Química, mestra em educação e doutoranda em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atua no Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação.

Osnir Pereira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente da área de Fundamentos da Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Marechal Cândido Rondon-PR, vinculado ao Grupo de Pesquisa História Social do Trabalho e da Cidade e ao Grupo de Estudo e Pesquisas em Formação de Professores – GEPEFOP. Doutor em História na linha pesquisa Cultura e Identidades (UNIOESTE), Mestre em Educação e Pedagogo pela UFMT.

Luiz Augusto Passos, Universidade Federal de Mato Grosso

Atua como Professor Pesquisador Associado voluntário do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado, da Universidade Federal de Mato Grosso. Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003).

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Publicado
2025-05-01
Como Citar
Prolo Massola , B. C., Osnir Pereira, & Passos, L. A. (2025). PATOLOGIAS SOCIAIS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA : Início de um diálogo fenomenológico em Merleau-Ponty e Freire. Cadernos De Educação, (69). https://doi.org/10.46846/caduc.vi69.27245
Seção
Dossiê temático: Patologias sociais

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