PATOLOGIAS SOCIAIS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA

Início de um diálogo fenomenológico em Merleau-Ponty e Freire

  • Bruna Cristina Prolo Massola Universidade Federal de Mato Grosso
  • Osnir Pereira Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Luiz Augusto Passos Universidade Federal de Mato Grosso
Palavras-chave: educação química; fenomenologia; ensaio teórico.

Resumo

Este ensaio teórico contextualiza a educação como um meio essencialpara a transformação social e discute como as Patologias Sociais,definidas como desvios das práticas normativas que geram transtornosemocionais e sociais, se relacionam com a Educação Química,destacando desigualdades no acesso à educação e à qualidadedo ensino. Propõe uma abordagem dialógica e fenomenológicapara compreender essas relações. Para superar os efeitos nocivosdas Patologias Sociais, propõe um olhar crítico sobre as relaçõeseducacionais e a ênfase na formação humana em sua totalidade,concluindo que a Educação Química deve ser abordada em suarelação com as diversidades culturais e sociais, respeitando-as.

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Biografia do Autor

Bruna Cristina Prolo Massola , Universidade Federal de Mato Grosso
Educadora Química, pesquisadora e investigadora em fenômenos da educação. Graduada em Licenciatura Plena em Química, mestra em educação e doutoranda em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atua no Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação.
Osnir Pereira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Docente da área de Fundamentos da Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Marechal Cândido Rondon-PR, vinculado ao Grupo de Pesquisa História Social do Trabalho e da Cidade e ao Grupo de Estudo e Pesquisas em Formação de Professores – GEPEFOP. Doutor em História na linha pesquisa Cultura e Identidades (UNIOESTE), Mestre em Educação e Pedagogo pela UFMT.
Luiz Augusto Passos, Universidade Federal de Mato Grosso
Atua como Professor Pesquisador Associado voluntário do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado, da Universidade Federal de Mato Grosso. Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003).

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Publicado
2025-05-01
Como Citar
Prolo Massola , B. C., Osnir Pereira, & Passos, L. A. (2025). PATOLOGIAS SOCIAIS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA : Início de um diálogo fenomenológico em Merleau-Ponty e Freire. Cadernos De Educação, (69). https://doi.org/10.46848/caduc.vi69.27245
Seção
Dossiê temático: Patologias sociais