MORFOLOGIAS, MOVIMENTOS E AFETOS

o mal-estar e as patologias sociais do/no corpo docente.

  • Fernanda Silva do Nascimento Pontifícia Universidade Católicado Rio Grande do Sul
  • Bettina Steren dos Santos Pontifícia Universidade Católicado Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Patologias Sociais; Mal-estar Docente; Formação Docente; Trabalho Docente.

Resumo

Neste artigo, discutimos como se relacionam as noções de patologiassociais e mal-estar docente frente aos desafios enfrentados peloprofessorado de uma escola pública do Rio Grande do Sul. Trata-se deum recorte de uma pesquisa mais ampla em que utilizamos referenciaisteóricos que contribuem com a construção de noções dos fenômenos.A pesquisa está pautada em uma abordagem qualitativa e corpusde 6 entrevistas com docentes examinadas com base na Análisede Conteúdo. Os fenômenos estão vinculados de forma rizomática,coexistente e produzem movimentos na interação individual-coletivade morfologias para resistir-conviver-transformar.

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Biografia do Autor

Fernanda Silva do Nascimento, Pontifícia Universidade Católicado Rio Grande do Sul
Doutoranda em Educação (PUCRS), Professora e Pesquisadora Visitante na Universidade de Barcelona (2024/2025), Mestra em Educação (PUCRS, 2021), Especialista em Gestão da Educação (PUCRS, 2022) e Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (PUCRS, 2014), Pedagoga (UnB, 2012), Integrante do Grupo de Pesquisa Processos Motivacionais em Contexto Educativos (Promot/CNPq) na Pontifícia Universidade Católicado Rio Grande do Sul. Tem interesses nas áreas de Educação, Trabalho docente, Formação docente, Educação Básica, Metologias de ensino e de pesquisa.
Bettina Steren dos Santos, Pontifícia Universidade Católicado Rio Grande do Sul
Doutora em Psicologia Evolutiva e da Educação (Universidad de Barcelona). É professora da Escola de Humanidades junto ao Programa de pós-graduação em Educação e do curso de Pedagogia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Grupo de Pesquisa “Processos Motivacionais em Contextos Educativos” (PUCRS) e Coordenadora dos Cursos de Especialização em Psicopedagogia. Tem experiência na área de Psicologia Educativa, com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, processos motivacionais, metodologias criativas de ensino, mal-estar, bem-estar docente e permanência estudantil.

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DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i3.0023

Publicado
2025-05-01
Como Citar
Silva do Nascimento, F., & Steren dos Santos, B. (2025). MORFOLOGIAS, MOVIMENTOS E AFETOS: o mal-estar e as patologias sociais do/no corpo docente. Cadernos De Educação, (69). https://doi.org/10.46848/caduc.vi69.27250
Seção
Dossiê temático: Patologias sociais