APRESENTAÇÃO

Juventudes e Ensino Médio: cenários de mudanças e contradições

  • Altair Alberto Fávero Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nora Krawczyk Universidade Estadual de Campinas
  • Rosangela Fritsch Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Darciel Pasinato Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Fernando Ripe Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Abordar Juventude e escola de forma relacional é um desafio que se impõe quando pensamos políticas educacionais para o ensino médio. Relação bastante complexa que na sua análise envolve múltiplos olhares e referenciais teóricos que evidenciam as tensões e desafios existentes na relação atual entre juventude e escola. Ao mesmo tempo, uma condição juvenil no Brasil particular que se expressa na sua diversidade e na sua identidade de jovem trabalhador. Refletir sobre essa relação implica reconhecer o jovem como sujeito social e a escola, como uma instituição cultural e que seu reconhecimento como direito a ser garantido aos jovens brasileiros é bastante recente. Os jovens são, nesse sentido, sujeitos históricos, diversos em suas experiências, constituídos de distintas identidades, produtos e produtores de seu tempo e espaço, determinantes e determinados pela realidade que vivenciam. A fase juvenil, para além de uma definição cronológica, é um processo complexo estabelecido pela própria existência, não se restringindo a uma etapa intermediária entre a infância e a idade adulta. Compreender a noção de “juventudes”, no plural, significa evidenciar a ideia de que não existe apenas “uma juventude”, mas sim diversos “modos de ser jovem”, diferentes juventudes, diversidades da condição juvenil, formas de vida plural que se materializa nos distintos espaços que vivem. O ensino médio é uma etapa da educação básica que historicamente carrega vários projetos diferentes, e as vezes até antagônicos, de País e de formação humana para nossos jovens. É o caso da reforma do ensino médio materializada na Lei nº 13.415, de fevereiro de 2017 e na Base Nacional do Ensino Médio na égide da economia capitalista globalizada de racionalidade neoliberal que põe em questão uma formação integral e cidadã, bem como as demandas e as realidades das juventudes brasileiras, em especial as periféricas e pobres. Temos a convicção de que pensar a relação entre juventude e ensino médio vai além dessa reforma e requer uma reflexão sobre a condição juvenil contemporânea e os desafios para a escola. O presente Dossiê tem por escopo oportunizar um espaço de socialização, discussão e divulgação das distintas pesquisas que se desenvolve no Brasil e no exterior sobre as “Juventudes e o Ensino Médio”. O Dossiê reunirá textos resultantes de pesquisas e experiências que abordem a temática enquanto objeto de estudo, teorização, problematização e indicativos de alternativas para o campo educacional.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Filosofia do Conhecimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais e Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo.Professor e Pesquisador CNPQ – Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Passo Fundo - Rio Grande do Sul – Brasil. Coordenador do Grupo De Estudos e Pesquisas Em Educação Superior (GEPES) e integrante da Rede EMPESQUISA  Ensino Médio.

Nora Krawczyk, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estudos em Política, Educação e Sociedade (GPPES), FE/Unicamp. Coordenadora de Pesquisa e Divulgação Cientifica da FE/Unicamp. Possui bolsa Produtividade pelo CNPQ. Blog: https://noraunicamp.blogspot.com/.

Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Pós-doutorada em Educação pela Universidade do Porto. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestra e Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.  Professora na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pesquisadora nos grupos de investigação Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias digitais em educação (CAFTe), do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP; Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ensino Médio e Juventudes Contemporâneas (GEPCEM/Unisinos), Trabalho Educação e Conhecimento - UFRGS. Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de Prevenção da Evasão Escolar na Educação Básica, Profissional e Superior (ABAPEVE).

Darciel Pasinato, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Pós-doutor em Educação (Unisinos), Pós-doutor em Educação (UFSM), Doutor em Educação (Unisinos), Mestre em Educação (UPF), Especialista em Orientação Educacional (UPF), Especialista em Supervisão Educacional (UPF), Graduado em História (UPF) e Graduado em Pedagogia (Uninter). Áreas de interesse: História da Educação, Políticas Educacionais, Gestão da Educação, Educação do Campo, Memória, História Oral e Ensino de História. Pesquisador e professor colaborador do PPGEDU da Unisinos.

Fernando Ripe, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e História pelo Centro Universitário de Maringá. Professor na Faculdade de Educação e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas. Editor-chefe de Cadernos de Educação (UFPel). Atual presidente da Associação Sul-rio-grandense de pesquisadores em história da educação (ASPHE).

Publicado
2024-10-23
Como Citar
Alberto Fávero, A., Nora Krawczyk, Fritsch, R., Pasinato, D., & Ripe, F. (2024). APRESENTAÇÃO: Juventudes e Ensino Médio: cenários de mudanças e contradições. Cadernos De Educação, (68). https://doi.org/10.15210/caduc.vi68.27853
Seção
Dossiê Temático: Juventudes e Ensino Médio

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##