AUTOIMUNIDADE COMO PATOLOGIA SOCIAL DOCENTE NO ENSINO EM SAÚDE E SUA INTERFACE COM A AUTONOMIA DIDÁTICO-CIENTÍFICA

Um ensaio crítico

  • Otávio Pereira D'Avila Universidade Federal de Pelotas
  • Eduardo Dickie de Castilhos Universidade Federal de Pelotas
  • Mauro Cardoso Ribeiro Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: ensino superior; patologia social; autonomia didático-científica.

Resumo

A autoimunidade é uma patologia social que descreve o fechamentoda sociedade e do indivíduo em um limite de autoproteção contraelementos estranhos. No contexto da educação em saúde, essefenômeno se manifesta quando o docente se encerra em seu domíniode conhecimento, rejeitando a inovação, o que prejudica a si e aoprocesso de aprendizagem. Essa postura, baseada erroneamentena autonomia didático-científica, fragiliza a formação profissional.Situações como essa exigem uma reflexão sobre este comportamentocompatível com a autoimunidade enquanto patologia social. A autonomiadidático-científica deve ser usada com sensatez e as instituiçõestêm a responsabilidade de observar e corrigir comportamentos queprejudicam o bom desenvolvimento de um projeto pedagógico decurso e criar mecanismos que resgatem o docente, levando-o a fazercontribuição coletiva em prol do estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otávio Pereira D'Avila, Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Eduardo Dickie de Castilhos, Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Mauro Cardoso Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas
Cirurgião dentista. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Referências

BALTAZAR, Mariângela Monteiro de Melo; MOYSÉS, Samuel Jorge; BASTOS, Carmen

Célia Barradas Correia. Profissão, docente de odontologia: o desafio da pós-graduação na

formação de professores. Trabalho, Educação e Saúde, v. 8, n. 2, p. 285–303, out. 2010.

BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece diretrizes e bases da

educação nacional. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de

Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001. InstituiDiretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Enfermagem. Diário Oficial

da União, Brasília, DF, 9 nov. 2001. Seção 1, p. 37.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de

Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes

Curriculares Nacionais do curso de graduação em Medicina. Diário Oficial da União,

Brasília, DF, 23 jun. 2014. Seção 1, p. 8.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de

Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3, de 21 de junho de 2021. Institui Diretrizes

Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia. Diário Oficial da União,

Brasília, DF, 22 jun. 2021. Seção 1, p. 46.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal, voto do Ministro Celso de Mello. Brasília, DF:

Supremo Tribunal Federal, ADI no 51, [s.d.]. v. 94/1130

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro

de 1988. Brasília,DF: Senado Federal, 1988.

DURHAM, Eunice Ribeiro. A autonomia universitária: o princípio constitucional e

suas implicações. São Paulo: NUPES-USP, 1989.

ESPOSITO, Roberto. Immunitas: The Protection and Negation of Life. 1. ed.

Cambridge: Polity, 2011.

NAVARRO, Emilio Martinez. Ética profesional de los profesores. 1. ed. Murcia: Desclée

De Brouwer, 2011.

PIZZI, Jovino.; CENCI, Maximiliano Sergio. Glosario de patologías sociales. 1. ed.

Pelotas,RS: Editora UFPel, 2021. v. 1

SLOTERDIJK, Peter. Foams: Spheres Volume III: Plural Spherology. 1. ed. Los

Angeles: Semiotext, 2016. v. 3

Publicado
2025-05-02
Como Citar
D’Avila, O. P., Dickie de Castilhos, E., & Cardoso Ribeiro, M. (2025). AUTOIMUNIDADE COMO PATOLOGIA SOCIAL DOCENTE NO ENSINO EM SAÚDE E SUA INTERFACE COM A AUTONOMIA DIDÁTICO-CIENTÍFICA : Um ensaio crítico. Cadernos De Educação, (69). https://doi.org/10.46848/caduc.vi69.27980
Seção
Dossiê temático: Patologias sociais