AUTOIMUNIDADE COMO PATOLOGIA SOCIAL DOCENTE NO ENSINO EM SAÚDE E SUA INTERFACE COM A AUTONOMIA DIDÁTICO-CIENTÍFICA
Um ensaio crítico
Resumo
A autoimunidade é uma patologia social que descreve o fechamento da sociedade e do indivíduo em um limite de autoproteção contra elementos estranhos. No contexto da educação em saúde, esse fenômeno se manifesta quando o docente se encerra em seu domínio de conhecimento, rejeitando a inovação, o que prejudica a si e ao processo de aprendizagem. Essa postura, baseada erroneamente na autonomia didático-científica, fragiliza a formação profissional. Situações como essa exigem uma reflexão sobre este comportamento compatível com a autoimunidade enquanto patologia social. A autonomia didático-científica deve ser usada com sensatez e as instituições têm a responsabilidade de observar e corrigir comportamentos que prejudicam o bom desenvolvimento de um projeto pedagógico de curso e criar mecanismos que resgatem o docente, levando-o a fazer contribuição coletiva em prol do estudante.
Referências
BALTAZAR, Mariângela Monteiro de Melo; MOYSÉS, Samuel Jorge; BASTOS, Carmen Célia Barradas Correia. Profissão, docente de odontologia: o desafio da pós-graduação na formação de professores. Trabalho, Educação e Saúde, v. 8, n. 2, p. 285–303, out. 2010.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Seção 1, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Enfermagem. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 37, 9 nov. 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Medicina. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 8, 23 jun. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3, de 21 de junho de 2021. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 46, 22 jun. 2021.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Voto do Ministro Celso de Mello. Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 51, Brasília, DF, [s.d.]. v. 94, p. 1130.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
DURHAM, Eunice Ribeiro. A autonomia universitária: o princípio constitucional e suas implicações. São Paulo: NUPES-USP, 1989.
ESPOSITO, Roberto. Immunitas: The Protection and Negation of Life. 1. ed. Cambridge: Polity, 2011.
NAVARRO, Emilio Martinez. Ética profesional de los profesores. 1. ed. Murcia: Desclée De Brouwer, 2011.
PIZZI, Jovino; CENCI, Maximiliano Sergio. Glosario de patologías sociales. 1. ed. Pelotas, RS: Editora UFPel, 2021. v. 1.
SLOTERDIJK, Peter. Foams: Spheres Volume III: Plural Spherology. 1. ed. Los Angeles: Semiotext, 2016. v. 3.
