AUTOIMUNIDADE COMO PATOLOGIA SOCIAL DOCENTE NO ENSINO EM SAÚDE E SUA INTERFACE COM A AUTONOMIA DIDÁTICO-CIENTÍFICA

Um ensaio crítico

  • Otávio Pereira D'Avila Universidade Federal de Pelotas
  • Eduardo Dickie de Castilhos Universidade Federal de Pelotas
  • Mauro Cardoso Ribeiro Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: ensino superior; patologia social; autonomia didático-científica.

Resumo

A autoimunidade é uma patologia social que descreve o fechamento
da sociedade e do indivíduo em um limite de autoproteção contra
elementos estranhos. No contexto da educação em saúde, esse
fenômeno se manifesta quando o docente se encerra em seu domínio
de conhecimento, rejeitando a inovação, o que prejudica a si e ao
processo de aprendizagem. Essa postura, baseada erroneamente
na autonomia didático-científica, fragiliza a formação profissional.
Situações como essa exigem uma reflexão sobre este comportamento
compatível com a autoimunidade enquanto patologia social. A autonomia
didático-científica deve ser usada com sensatez e as instituições
têm a responsabilidade de observar e corrigir comportamentos que
prejudicam o bom desenvolvimento de um projeto pedagógico de
curso e criar mecanismos que resgatem o docente, levando-o a fazer
contribuição coletiva em prol do estudante.

Biografia do Autor

Otávio Pereira D'Avila, Universidade Federal de Pelotas

Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Eduardo Dickie de Castilhos, Universidade Federal de Pelotas

Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Mauro Cardoso Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

Cirurgião dentista. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

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Publicado
2025-05-02
Como Citar
D’Avila, O. P., Dickie de Castilhos, E., & Cardoso Ribeiro, M. (2025). AUTOIMUNIDADE COMO PATOLOGIA SOCIAL DOCENTE NO ENSINO EM SAÚDE E SUA INTERFACE COM A AUTONOMIA DIDÁTICO-CIENTÍFICA : Um ensaio crítico. Cadernos De Educação, (69). https://doi.org/10.46848/caduc.vi69.27980
Seção
Dossiê temático: Patologias sociais

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