AUTOIMUNIDADE COMO PATOLOGIA SOCIAL DOCENTE NO ENSINO EM SAÚDE E SUA INTERFACE COM A AUTONOMIA DIDÁTICO-CIENTÍFICA
Um ensaio crítico
Resumo
A autoimunidade é uma patologia social que descreve o fechamentoda sociedade e do indivíduo em um limite de autoproteção contraelementos estranhos. No contexto da educação em saúde, essefenômeno se manifesta quando o docente se encerra em seu domíniode conhecimento, rejeitando a inovação, o que prejudica a si e aoprocesso de aprendizagem. Essa postura, baseada erroneamentena autonomia didático-científica, fragiliza a formação profissional.Situações como essa exigem uma reflexão sobre este comportamentocompatível com a autoimunidade enquanto patologia social. A autonomiadidático-científica deve ser usada com sensatez e as instituiçõestêm a responsabilidade de observar e corrigir comportamentos queprejudicam o bom desenvolvimento de um projeto pedagógico decurso e criar mecanismos que resgatem o docente, levando-o a fazercontribuição coletiva em prol do estudante.Downloads
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