Escola para surdos e as suas metas: repensando o currículo numa perspectiva bilíngue e multicultural

  • Carlos Skliar

Resumo

A proposta de educação bilíngüe para surdos, partindo de uma perspectiva política, pode ser definida como uma epistemologia2 de oposição aos discursos e às práticas clínicas hegemônicas características da educação e da escolarização dos surdos nas últimas décadas. Esta definição, ainda que imprecisa, sugere que a educação bilíngüe para surdos é algo mais do que o domínio, em algum nível, de duas línguas. Deveria existir, em torno dela, um debate sobre as questões das identidades, do multiculturalismo, das relações de poder/saber, etc. A educação bilíngüe para surdos tem gerado esse debate, ainda que sem propô-lo explicitamente. Se a tendência contemporânea é fugir-intencional e/ou ingenuamente- de toda discussão que exceda o plano estrito das línguas na educação dos surdos, corre-se o risco de transformar a proposta bilíngüe em mais um dispositivo pedagógico “especial”, em mais uma grande narrativa educacional, em mais uma utopia a ser rapidamente abandonada; em síntese, a educação bilíngüe pode se transformar numa “metodologia” positivista, não histórica e despolitizada.
Publicado
2025-04-22
Como Citar
Skliar, C. (2025). Escola para surdos e as suas metas: repensando o currículo numa perspectiva bilíngue e multicultural. Cadernos De Educação, (12). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/28988
Seção
Artigos

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