Exclusão escamoteada: reprovação das crianças negras
Resumo
Pesquisa que acompanha o desenvolvimento das crianças nascidas em Pelotas em 1982 vem identificando que, em suas trajetórias escolares, evidenciam-se índices significativos de reprovação dentre as crianças negras. Eliminados estatisticamente outros fatores de confusão, os riscos de reprovação atingem 1,7 para as meninas negras e 2,8 para os meninos negros. Um recorte desta pesquisa investigou a reprovação de crianças negras, através da percepção de seus professores, utilizando questionário com perguntas abertas e fechadas. A análise dos processos psico-sociais presentes nas representações dos professores indicam a presença de forte preconceito racial que é negado, mas transparece em formas bastante escamoteadas e travestidas de “relações igualitárias”. Aponta-se para a importância do fator cor como determinante de exclusão escolar, e, como tal, início do processo de exclusão da cidadania.Downloads
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Publicado
2025-04-24
Como Citar
Silva, C. A. D. da, Barros, F., Halpern, S., & Silva, L. A. D. da. (2025). Exclusão escamoteada: reprovação das crianças negras. Cadernos De Educação, (07). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/29060
Edição
Seção
Artigos