Neste texto, procuro refletir em minha experiência de docência no estágio curricular supervisionado, realizado durante o curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFSM/RS, com base no projeto de ensino e pesquisa “Corpo e subjetividades a partir da linguagem da fotografia”. A pesquisa desenvolveu-se na perspectiva da cultura visual, campo teórico que nos convida a pensar em práticas pedagógicas que valorizem as experiências com imagens, reconhecendo os educandos como protagonistas e autores do processo educativo. As situações de ensino/aprendizagem envolveram os educandos para além do fazer artístico ao incorporar a essas práticas outros conhecimentos e saberes, que tratam ainda de questões vinculadas às subjetividades, às políticas culturais e às práticas sociais.Como processo da pesquisa, pondero a importância de problematizar a arte estabelecendo relações com aquilo que os educandos já conhecem. Como resultado da investigação, sublinho a construção das narrativas dos educandos a partir da linguagem da fotografia durante o processo educativo.
Paz, T. R. da S., & Oliveira, M. O. de. (1). Narrativas a partir da fotografia. Cadernos De Educação, (45), 35-43. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i45.3816
Chamada para o Dossiê temático: INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DURANTE E NO PÓS-CRISE PANDÊMICA.
Editor Responsável: Dra. Marta Nörnberg (Universidade Federal de Pelotas - UFPel)
Proponentes:
Dra. Diana Paula Salomão de Freitas (Universidade Federal de Pelotas - UFPel)
Dra. Mayra da Silva Cutruneo Ceschini (Prefeitura Municipal de são Gabriel)
Elena Maria Billig Mello (Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.)
Em decorrência da calamidade pública dectretada para o Estado do Rio Grande do Sul e em solidadriedade aos autores gaúchos, o prazo para submissão de artigos para o DOSSIÊ: PATOLOGIAS SOCIAIS E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO foi PRORROGADO para o dia 30 de junho de 2024.
Para mais informações acesse o link: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/announcement