Adaptações curriculares para estudantes com deficiência intelectual na escola regular: proposta para inclusão ou para segregação?

  • Susana Couto Pimentel Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Este artigo analisa a proposta de adaptações curriculares para o estudante com deficiência intelectual na escola regular como forma de garantir sua efetiva inclusão. Com base numa pesquisa bibliográfica, a discussão é feita tomando como referência resultados de investigações, publicados na Revista Brasileira de Educação Especial, referência em publicações na área, no biênio 2005-2006, portanto, dez anos após a vigência da LDB 9.394/96 que prevê a matrícula das pessoas com deficiência, preferencialmente, na rede regular de ensino. Os artigos analisados abordam temáticas como: o processo de desenvolvimento e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual (DI), inclusão escolar, currículo e adaptação curricular. Os resultados apontam para a relevância de se propor um currículo adaptado e funcional para atendimento às necessidades e potencialização das possibilidades apresentadas pela pessoa com deficiência intelectual no ambiente escolar. Esta é uma condição sine qua non para que se efetive o processo de inclusão dessas pessoas no contexto de aprendizagem vivenciado na escola.
Como Citar
Pimentel, S. C. (1). Adaptações curriculares para estudantes com deficiência intelectual na escola regular: proposta para inclusão ou para segregação?. Cadernos De Educação, (45), 44-50. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i45.3820
Seção
Artigos