Adaptações curriculares para estudantes com deficiência intelectual na escola regular: proposta para inclusão ou para segregação?

  • Susana Couto Pimentel Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Este artigo analisa a proposta de adaptações curriculares para o estudante com deficiência intelectual na escola regular como forma de garantir sua efetiva inclusão. Com base numa pesquisa bibliográfica, a discussão é feita tomando como referência resultados de investigações, publicados na Revista Brasileira de Educação Especial, referência em publicações na área, no biênio 2005-2006, portanto, dez anos após a vigência da LDB 9.394/96 que prevê a matrícula das pessoas com deficiência, preferencialmente, na rede regular de ensino. Os artigos analisados abordam temáticas como: o processo de desenvolvimento e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual (DI), inclusão escolar, currículo e adaptação curricular. Os resultados apontam para a relevância de se propor um currículo adaptado e funcional para atendimento às necessidades e potencialização das possibilidades apresentadas pela pessoa com deficiência intelectual no ambiente escolar. Esta é uma condição sine qua non para que se efetive o processo de inclusão dessas pessoas no contexto de aprendizagem vivenciado na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Pimentel, S. C. (1). Adaptações curriculares para estudantes com deficiência intelectual na escola regular: proposta para inclusão ou para segregação?. Cadernos De Educação, (45), 44-50. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i45.3820
Seção
Artigos