Avaliação da relação ensino-aprendizagem do tema: “drogas” sob a ótica dos alunos do ensino fundamental de escolas públicas do município de Aracaju-SE

  • Wilson Romão Toledo da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Tânia Maria de Andrade Rodrigues

Resumo

O consumo de drogas não é uma novidade na história humana. No entanto o consumo abusivo tem sido uma problemática da sociedade contemporânea e que ao atingir a escola compromete a formação da personalidade e da identidade do estudante. Visto isso, este estudo objetivou avaliar o perfil da relação ensino-aprendizagem do tema drogas em aulas de ciências, sob a ótica dos alunos de ensino fundamental de escolas públicas em Aracaju-SE, utilizando-se de uma metodologia qualitativa. Foram obtidos resultados expressivos os quais demonstram que a escola (no que se refere à abordagem do tema drogas nas aulas de ciências) não está sendo eficaz em informar e prevenir seus alunos acerca dessas substâncias e seus efeitos, sendo outros vetores de informação responsáveis pela maioria do conhecimento transmitido aos jovens. Com isso, o presente trabalho concluiu que, a realidade das escolas públicas de Aracaju-SE não se distância da vivida em grandes metrópoles do país, sendo que esta pesquisa pode ser usada como referência para a criação de medidas que visem à prevenção do uso e abuso de drogas nas escolas.
Como Citar
Silva, W. R. T. da, & Rodrigues, T. M. de A. (1). Avaliação da relação ensino-aprendizagem do tema: “drogas” sob a ótica dos alunos do ensino fundamental de escolas públicas do município de Aracaju-SE. Cadernos De Educação, (45), 51-56. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i45.3821
Seção
Artigos