Aprendizagem e racionalidade no projeto da neomodernidade

  • Sidinei Pithan da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Paulo Evaldo Fensterseifer

Resumo

Explicitamos, neste texto, o resultado de uma investigação em torno de alguns pressupostos filosóficos constitutivos da noção de Aprendizagem e Racionalidade em escritos de Mario Osorio Marques, e seus desdobramentos para o âmbito da educação. Destacamos, sobretudo, o percurso filosófico assumido por este autor para pensar a importância da Aprendizagem na constituição da Humanidade do Homem e na conquista de sua Autonomia e Emancipação. A noção de Aprendizagem do referido autor é compreendida como possível resposta à crise da racionalidade moderna. Deriva desta compreensão a necessidade de explicitar as ambivalências da modernidade e a agonia da pós- modernidade, situando a necessidade de um projeto neomoderno para a educação e as práticas educativas. O autor, com a noção de aprendizagem, na mediação social do aprendido e da docência, evidencia-nos, com certa originalidade, estas duas dimensões históricas – irredutíveis - implicadas no aprender: a da subjetividade aprendente – e a do mundo social e histórico.
Como Citar
Silva, S. P. da, & Fensterseifer, P. E. (1). Aprendizagem e racionalidade no projeto da neomodernidade. Cadernos De Educação, (45), 82-88. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i45.3824
Seção
Artigos