A circulação de ideias no Brasil: a educação como regeneração da nação

  • Maíra Lewtchuk Espindola Universidade Federal de Pelotas
  • Jean Carlo de Carvalho Costa

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo analisar a circulação de ideias na primeira república brasileira em relação à educação. Para tal, iremos focar a trajetória de João Pereira de Castro Pinto antes da sua eleição para o governo da Parahyba em 1912. Para compreendermos melhor como abordar o período definido, tomamos como ponto de partida algumas questões que se tornaram pano de fundo da investigação e do problema que a guiou: o estabelecimento da República e a educação nacional. Utilizamo-nos, do ponto de vista metodológico, da hermenêutica histórica, pois entendemos que, na pesquisa histórica, o significado proveniente da análise dos documentos está sempre aberto a revisões, dependendo de variáveis como o contexto em que foi produzido e o lugar do pesquisador. Nossas considerações mostram uma circulação de ideias, a qual passa pelo discurso de diferentes propositores até ser materializada na Parahyba através do discurso e de proposições que mobilizam otrajeto de certos indivíduos.
Como Citar
Espindola, M. L., & Costa, J. C. de C. (1). A circulação de ideias no Brasil: a educação como regeneração da nação. Cadernos De Educação, (45), 89-99. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i45.3825
Seção
Artigos