Tradição e Ciência: tensões no ensino de língua portuguesa contemporâneo

  • Hermes Talles dos Santos SESI-SP
Palavras-chave: Gramática, língua portuguesa, ensino e aprendizagem, Linguística

Resumo

O ensino de língua portuguesa, no Brasil, tem sido foco de atenção desde as décadas finais do século XX. Apesar das teorias linguísticas e educacionais contemporâneas objetivarem contribuir com tal processo de ensino e aprendizagem, o domínio dos estudantes da língua materna ainda não se encontra em níveis satisfatórios. Nesse sentido, muitas vezes, os professores são responsabilizados por tal insucesso, devido ao emprego da Gramática Tradicional e Normativa. Com base em dados de nossa pesquisa de doutoramento, procuramos discutir como conhecimentos tradicionais e científicos estão presentes e influenciam o processo de ensino da língua portuguesa, de forma a refletirmos sobre os conhecimentos apresentados pelos professores.

Biografia do Autor

Hermes Talles dos Santos, SESI-SP
Doutor em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos. Coordenador e professor do curso de licenciatura em Linguagens da Faculdade SESI-SP Educação. 
Publicado
2019-03-12
Como Citar
dos Santos, H. T. (2019). Tradição e Ciência: tensões no ensino de língua portuguesa contemporâneo. Revista Linguagem & Ensino, 20(2), 351-387. https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15239