Tecnologias digitais no ensino superior
implementação e avaliação de um curso on-line de formação docente
Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Formação continuada de professores, Letramento digital, Curso on-line
Resumo
Este trabalho investiga, através da análise de dados de linguagem, a contribuição de um curso on-line de formação continuada de professores com vistas à integração das tecnologias digitais no ensino superior. O estudo de caso de base etnográfica descreve e avalia o curso sob a perspectiva dos participantes a partir da análise dos dados gerados por meio de questionário, diário de campo e da própria participação e interação no ambiente on-line. O artigo identifica as contribuições da metodologia e desenho do curso para o letramento digital dos professores e a formação continuada em relação à integração das tecnologias digitais à prática docente na universidade. Por fim, a pesquisa aponta critérios e recomendações a serem considerados na criação e implementação de cursos com objetivos semelhantes.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Regina Lacerda Rabello, C., & Cristina do Amaral Tavares, K. (2019). Tecnologias digitais no ensino superior: implementação e avaliação de um curso on-line de formação docente. Revista Linguagem & Ensino, 20(2), 215-262. https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15244
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).