Tecnologias digitais no ensino superior

implementação e avaliação de um curso on-line de formação docente

  • Cíntia Regina Lacerda Rabello Universidade Federal Fluminense
  • Kátia Cristina do Amaral Tavares Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Tecnologias digitais, Formação continuada de professores, Letramento digital, Curso on-line

Resumo

Este trabalho investiga, através da análise de dados de linguagem, a contribuição de um curso on-line de formação continuada de professores com vistas à integração das tecnologias digitais no ensino superior. O estudo de caso de base etnográfica descreve e avalia o curso sob a perspectiva dos participantes a partir da análise dos dados gerados por meio de questionário, diário de campo e da própria participação e interação no ambiente on-line. O artigo identifica as contribuições da metodologia e desenho do curso para o letramento digital dos professores e a formação continuada em relação à integração das tecnologias digitais à prática docente na universidade. Por fim, a pesquisa aponta critérios e recomendações a serem considerados na criação e implementação de cursos com objetivos semelhantes.

Biografia do Autor

Cíntia Regina Lacerda Rabello, Universidade Federal Fluminense
Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (GLE) Língua Inglesa/Linguística Aplicada
Kátia Cristina do Amaral Tavares, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Departamento de Letras Anglo-GermânicasPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar de Linguística Aplicada
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Regina Lacerda Rabello, C., & Cristina do Amaral Tavares, K. (2019). Tecnologias digitais no ensino superior: implementação e avaliação de um curso on-line de formação docente. Revista Linguagem & Ensino, 20(2), 215-262. https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15244