Valorização do professor? Uma leitura resistente de um texto unidirecional

  • Simone Reis Universidade Estadual de Londrina / Radboud University Nijmegen
Palavras-chave: Leitura resistente, leitura crítica, letramento crítico, ACD, realidades conceituais, realidade fictiva

Resumo

Este artigo oferece uma leitura resistente de um texto unidirecional do Ministério da Educação, que foi televisionado em 2009 e ainda está disponível na internet sob o termo de busca “campanha de valorização do professor”. Com suporte da Análise Crítica do Discurso e dos conceitos da Linguística Cognitiva denominados realidade e interação fictivas, identificam-se recursos discursivos na composição persuasiva do texto. Analisa-se o posicionamento que o texto faz de seu público e argumenta-se que este é um exercício implícito de poder político e social que limita e cria possibilidades existenciais e identitárias da sociedade. Enquanto leitura resistente, a contribuição deste artigo se dirige à área de estudos do Letramento Crítico, que, entre seus objetivos, vislumbra a construção de uma sociedade crítica.

Biografia do Autor

Simone Reis, Universidade Estadual de Londrina / Radboud University Nijmegen
Possui doutorado em Ciências Sociais (Radboud University Nijmegen, Holanda) e pós-doutorado em Educação (Radboud University Nijmegen). É professora da Universidade Estadual de Londrina, onde leciona língua inglesa e metodologia de ensino de inglês no curso de Letras Estrangeiras Modernas. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem desta universidade, onde leciona as disciplinas de Metodologia de Pesquisa em Estudos da Linguagem e Identidade do Professor de Língua Estrangeira. Centra sua pesquisa na área de educação de professores, com ênfase em perspectivas críticas no ensino e desenvolvimento de leitura em língua estrangeira.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Reis, S. (2019). Valorização do professor? Uma leitura resistente de um texto unidirecional. Revista Linguagem & Ensino, 13(2), 495-523. https://doi.org/10.15210/rle.v13i2.15377