Valorização do professor? Uma leitura resistente de um texto unidirecional
Palavras-chave:
Leitura resistente, Leitura crítica, Letramento crítico, ACD, Realidades conceituais, Realidade fictiva
Resumo
Este artigo oferece uma leitura resistente de um texto unidirecional do Ministério da Educação, que foi televisionado em 2009 e ainda está disponível na internet sob o termo de busca “campanha de valorização do professor”. Com suporte da Análise Crítica do Discurso e dos conceitos da Linguística Cognitiva denominados realidade e interação fictivas, identificam-se recursos discursivos na composição persuasiva do texto. Analisa-se o posicionamento que o texto faz de seu público e argumenta-se que este é um exercício implícito de poder político e social que limita e cria possibilidades existenciais e identitárias da sociedade. Enquanto leitura resistente, a contribuição deste artigo se dirige à área de estudos do Letramento Crítico, que, entre seus objetivos, vislumbra a construção de uma sociedade crítica.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Reis, S. (2019). Valorização do professor? Uma leitura resistente de um texto unidirecional. Revista Linguagem & Ensino, 13(2), 495-523. https://doi.org/10.15210/rle.v13i2.15377
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).