“Dimensões escondidas” e “instrução explícita” em práticas de letramento acadêmico

o caso do relatório de projeto em um curso de engenharia de Portugal

  • Adriana Fischer Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
Palavras-chave: Letramentos acadêmicos, Curso de engenharia, Relatório de projeto

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como se dá a instrução explícita em práticas de letramento que envolvem a escrita do gênero relatório de projeto e como dimensões ditas “escondidas” (STREET, 2010) são abordadas nessas práticas. Os dados emergem de práticas no Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI), no primeiro semestre do curso, em 2010/2011, na Universidade do Minho, Portugal. A perspectiva sociocultural dos letramentos e abordagens etnográficas são referências teórico-metodológicas nesta investigação. Os resultados indicam que a adoção de uma posição ‘mais’ dialógica, diante da prática de produção do relatório de projeto, possibilita discussões ‘mais’ explícitas sobre relações de poder e identidades diferentes assumidas pelos participantes durante os trabalhos.

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Biografia do Autor

Adriana Fischer, Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
Programa de Pós-GraduaçãoUniversidade Católica de Pelotas
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Fischer, A. (2019). “Dimensões escondidas” e “instrução explícita” em práticas de letramento acadêmico: o caso do relatório de projeto em um curso de engenharia de Portugal. Revista Linguagem & Ensino, 15(2), 487-504. https://doi.org/10.15210/rle.v15i2.15429