Construções para + infinitivo: um motivo para repensar o ensino da gramática

  • Vanda Cardozo de Menezes Universidade Federal Fluminense - UFF
Palavras-chave: Funcionalismo, categorias prototípicas, construções para infinitivo

Resumo

O estudo apresenta a concepção de categorização prototípica como importante fundamento teórico para a descrição das construções gramaticais sob o ponto de vista funcionalista, visando alcançar uma proposta alternativa de um ensino de gramática mais próximo do uso efetivo da língua. As construções para + infinitivo têm, na oralidade e na escrita, um alto rendimento comunicativo e exemplificam uma variedade de funções que se aproximam em diferentes graus da estrutura prototípica com valor semântico de finalidade. A análise dos dados mostra que em todos os contextos se podem depreender motivações funcionais que justificam o uso de cada um dos tipos de construção.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Cardozo de Menezes, V. (2019). Construções para + infinitivo: um motivo para repensar o ensino da gramática. Revista Linguagem & Ensino, 7(2), 121-140. https://doi.org/10.15210/rle.v7i2.15596