Teorias sobre a leitura e suas implicações para o processamento de textos lineares e hipertextos
Palavras-chave:
Textos lineares, Hypertextos, Organização textual, Cognição, Processamento
Resumo
De acordo com algumas teorias sobre a leitura, a linearidade, a coesão textual bem como a organização textual são aspectos cruciais para o processamento da mensagem (Kintsch, 1998; Smith; 1994; Charney, 1994; Halliday & Hasan, 1976, entre outros). O que ocorre, então, quando os leitores se deparam com textos que não seguem tais padrões organizacionais, tais como os hipertextos? Podem estes textos gerar mais rupturas no processamento dificultando a compreensão? O propósito deste ensaio é apresentar uma breve análise em teorias sobre a leitura que envolvem o processamento de textos lineares e hipertextos, enfocando e refletindo sobre os pontos divergentes de seus pesquisadores.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Fontanini, I. (2019). Teorias sobre a leitura e suas implicações para o processamento de textos lineares e hipertextos. Revista Linguagem & Ensino, 7(2), 165-184. https://doi.org/10.15210/rle.v7i2.15598
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).