Texto e leitura hipertextual
novos produtos, velhos processos
Palavras-chave:
Texto, Hipertexto, Leitura
Resumo
Ao repensar o texto e o hipertexto na perspectiva do letramento digital, este trabalho aponta uma continuidade entre as tecnologias impressa e digital, particularmente no âmbito da leitura e da escrita. Segundo nossa hipótese, validada em pesquisa de caráter qualitativo na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, o leitor habituado ao hipertexto impresso reconfigura suas práticas em direção ao hipertexto digital, não sendo necessário reaprender a lide com o novo suporte, senão apenas reorientar certos gestos de leitura. É de suma importância, para se obter este resultado, que o texto em meio digital sofra as modificações sugeridas e testadas pela Usabilidade.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Elisa Ribeiro, A. (2019). Texto e leitura hipertextual: novos produtos, velhos processos. Revista Linguagem & Ensino, 9(2), 15-32. https://doi.org/10.15210/rle.v9i2.15637
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).