O computador tutor e o computador ferramenta no ensino de línguas
reflexões a partir de dois estudos de caso
Palavras-chave:
Aprendizagem de línguas mediada pelo computador, Percepções, Feedback
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de dois estudos de caso sobre as percepções de estudantes de língua inglesa acerca de atividades informatizadas envolvendo a tipologia “computador como tutor” e “computador como ferramenta”. A partir de dados coletados através de questionários e da análise de registros feitos pelos aprendizes em diários, ambos os estudos revelaram que atividades informatizadas que fazem uso de programas tutoriais podem conduzir a percepções positivas nos aprendizes, em função de características intrínsecas aos mecanismos de feedback.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Augusto de Souza, R., & Corrêa de Almeida, D. (2019). O computador tutor e o computador ferramenta no ensino de línguas: reflexões a partir de dois estudos de caso. Revista Linguagem & Ensino, 10(1), 15-45. https://doi.org/10.15210/rle.v10i1.15649
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).