O que raça/etnia tem a ver com o ensino de inglês como língua estrangeira?
Palavras-chave:
Raça/etnia, Ensino de língua inglesa, Pluralidade cultural, Teoria racial crítica
Resumo
Este artigo examina a forma que alguns professores de EFL (Inglês como língua estrangeira) em uma cidade da região Sul do Brasil entendem e consideram o tema pluralidade cultural como um tema transversal e o assunto acerca de raça/etnia. Pluralidade cultural é um assunto importante porque o Brasil é uma sociedade diversa com uma tradição do mito da democracia racial. Neste artigo, minha argumentação principal é que a menos que os professores tenham uma compreensão adequada de assuntos relacionados à raça/etnia, assuntos relacionados à pluralidade cultural serão implementados inadequadamente nas escolas. Este artigo tem como base uma abordagem qualitativa de pesquisa. De acordo com os meus resultados a orientação dos professores com relação à pluralidade cultural tem uma tendência a estar associada com a celebração da diversidade no Brasil, do que desafiar e desconstruir o racismo existente na sociedade brasileira.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Ferreira, A. de J. (2019). O que raça/etnia tem a ver com o ensino de inglês como língua estrangeira?. Revista Linguagem & Ensino, 10(1), 211-233. https://doi.org/10.15210/rle.v10i1.15656
Seção
Artigos
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