O que raça/etnia tem a ver com o ensino de inglês como língua estrangeira?

  • Aparecida de Jesus Ferreira Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: raça/etnia, ensino de língua inglesa, pluralidade cultura, teoria racial crítica.

Resumo

Este artigo examina a forma que alguns professores de EFL (Inglês como língua estrangeira) em uma cidade da região Sul do Brasil entendem e consideram o tema pluralidade cultural como um tema transversal e o assunto acerca de raça/etnia. Pluralidade cultural é um assunto importante porque o Brasil é uma sociedade diversa com uma tradição do mito da democracia racial. Neste artigo, minha argumentação principal é que a menos que os professores tenham uma compreensão adequada de assuntos relacionados à raça/etnia, assuntos relacionados à pluralidade cultural serão implementados inadequadamente nas escolas. Este artigo tem como base uma abordagem qualitativa de pesquisa. De acordo com os meus resultados a orientação dos professores com relação à pluralidade cultural tem uma tendência a estar associada com a celebração da diversidade no Brasil, do que desafiar e desconstruir o racismo existente na sociedade brasileira.

Biografia do Autor

Aparecida de Jesus Ferreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
É doutora em Educação de Professores e Lingüística Aplicada pela University of London – Institute of Education (2005). É professora adjunta da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), ministrando aulas no curso de graduação em Letras, especialização e mestrado em Letras. Suas pesquisas têm ênfase em Lingüística Aplicada e Formação de Professores. Coordena o projeto de pesquisa: Formação de Professores e Práticas Sociais. Atua como parecerista de artigos científicos em vários periódicos e como consultora do INEP. Orienta trabalhos acadêmicos de iniciação científica, monografias e artigos, trabalhos de conclusão de curso (TCC) e dissertações. Possui vários artigos publicados no Brasil e no exterior. Seu último livro publicado é intitulado Formação de Professores raça/ etnia: reflexões e sugestões de materiais de ensino (Cascavel: Editora Coluna do Saber, 2006).
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Ferreira, A. de J. (2019). O que raça/etnia tem a ver com o ensino de inglês como língua estrangeira?. Revista Linguagem & Ensino, 10(1), 211-233. https://doi.org/10.15210/rle.v10i1.15656