Reflexão e ações na formação e atuação do professor de língua portuguesa
o diálogo como condição de autoria na prática educativa
Palavras-chave:
Ação-reflexão, Autoria, Experiência, Diálogo, Ensino de português
Resumo
Propomo-nos, neste artigo, a refletir sobre a formação e a prática de professores de língua portuguesa, numa perspectiva denominada reflexiva. Nosso intuito configurase, essencialmente, em pensar sobre como o professor interage com as orientações teóricas, em especial as contidas nos PCNs destinadas ao ensino de língua portuguesa, e, a partir desta relação, de que maneira se constitui autor de sua prática pedagógica em sala de aula. Para tal, observaremos a atuação de um professor de língua portuguesa em uma classe de ensino fundamental (5ª série), considerando a forma como o mesmo, a partir da leitura dos PCNs de língua portuguesa, orienta, em sala de aula, as atividades de produção de textos orais.Downloads
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Publicado
2019-03-15
Como Citar
Siqueira, R. A. R., & Messias, R. A. L. (2019). Reflexão e ações na formação e atuação do professor de língua portuguesa: o diálogo como condição de autoria na prática educativa. Revista Linguagem & Ensino, 11(2), 377-392. https://doi.org/10.15210/rle.v11i2.15688
Seção
Artigos
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